Espanha X Uruguai

Melhores da Europa e da América se enfrentam hoje

Espanha tenta confirmar sua hegemonia no futebol mundial e Uruguai quer mostrar que o quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 não foi por acaso

EFE/Felipe Trueba

Agora quem dá bola é La Roja, de Vicente del Bosque. Mas Uruguai quer surpreender.

Pelos resultados nos últimos anos, a Espanha, campeã mundial e duas vezes da Eurocopa, e o Uruguai, campeão da última Copa América e mais bem colocado das Américas no último Mundial, fazem nesta noite pela Copa das Confederações o duelo das seleções que mais obtiveram resultados em seus continentes nos últimos tempos.

Mas as realidades atuais são bem distintas. A Espanha lidera o Grupo I das eliminatórias europeias, com 11 pontos em cinco jogos, à frente da França, não perde uma partida de futebol há três anos e conta com nomes como Iniesta, Xavi e Fábregas jogando bem. E tem uma base entrosada, formada pela maioria de jogadores do Barcelona e Real Madri, dois dos melhores times do mundo. Além de nunca ter perdido para o Uruguai. Em seis partidas disputadas, são três vitórias e três empates.

Já o Uruguai pena nas eliminatórias sul-americanas, estando em quinto lugar, vaga que garante o direito à disputa da repescagem e com jogadores como Diego Forlán, o melhor da última Copa, jogando mal. Para ficar clara a fase do “astro” da Celeste, hoje deve começar na reserva, com o ataque sendo formado por Cavani e Luis Suárez, aquele que tirou a bola com a mão de dentro do gol nos últimos minutos contra Gana, pênalti defendido por Muslera, e que levou os uruguaios para a semifinal contra a Holanda na África do Sul.

Para contrabalancear o favoritismo espanhol, o técnico uruguaio Oscar Tabárez afirmou à agência Associated Press saber que sua equipe está longe de ser favorita, mas acredita na possibilidade de uma surpresa. “Se jogarmos dez partidas contra a Espanha, é possível que eles ganhem nove. Mas ninguém sabe quando será essa partida que poderemos vencer e ela pode ser amanhã (domingo)”, disse ele, sincero. Afirmou também que pretende jogar na defesa diante da Espanha e usa como exemplo a NBA: “A melhor liga de basquete do mundo é a NBA e lá o que mais se trabalha é a defesa, os times jogam para limitar a atuação do oponente. Vejo futebol da mesma forma.”

Jogo da revolta – Tanto Espanha quanto Uruguai reclamaram muito das condições de Recife para receber as seleções. Houve problemas com campos, principalmente por causa das chuvas, com deslocamentos e os horários reservados pela Fifa para os treinamentos. Por isso, Uruguai chegou a desistir de fazer o reconhecimento do gramado da Arena Pernambuco.

 

Serviço

Jogo: Espanha e Uruguai

Local: Arena Pernambuco, Recife (PE)

Horário: 19H

Árbitro: Yuichi Nishimura, Japão

Prováveis escalações

Uruguai: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez, Gargano, Gastón Ramírez e Cristian Rodríguez; Suárez e Cavani.

Espanha: Valdés, Arbeloa, Piqué, Ramos, Alba, Xavi, Busquets, Iniesta, Pedro, Villa, Mata.