A espera de dois milagres

Contra a Espanha, Nigéria quer ser zebra do ano

Por causa do favoritismo absoluto dos atuais campeões do mundo e da Europa e da fraqueza do Taiti, os nigerianos estão praticamente desclassificados depois de terem perdido para o Uruguai

O goleiro e capitão Enyeama comanda a seleção africana no desafio contra os favoritos espanhóis (Danilo Borges/Portal da Copa/ME)

A terceira rodada do Grupo B tem a Espanha classificada e ainda oferece chances matemáticas para três outras seleções se classificarem. Apesar de a possibilidade existir, é praticamente certo que o Uruguai esteja classificado para disputar a fase seguinte, enfrentando o Brasil.

Com duas vitórias em dois jogos, os atuais campeões do Mundo e da Europa lideram a chave e tem tudo (de qualidade técnica e coesão tática aos palpites dos descendentes do falecido Polvo Paul e bidus correlatos) para terminar a primeira fase da Copa das Confederações no Brasil com 100% de aproveitamento e a melhor campanha da competição.

No outro jogo, o Uruguai está programado para ensacolar o Taiti, equipe que acumula um saldo de gols de 15 negativos (16 sofridos ante um marcado). Com a parrilla e o dulce de leche nas mãos, os gauchos precisam confirmar a vitória simples sobre o Taiti para não precisar esperar que nada da Espanha. Os nigerianos precisam vencer e torcer para que a resistência da Polinésia Francesa consiga um heróico empate. Caso haja igualdade nos pontos ganhos nesta fase, o critério seguinte para definir quem segue na disputa é o confronto direto — quesito em que os sul-americanos levam vantagem.

Em outras palavras: basta que dê a lógica em uma das partidas para a seleção brasileira disputar a semifinal com a Celeste, e a espanhola, com a Itália.

Mas se futebol tivesse lógica e se a partida diante do Taiti fosse o termômetro aplicável, o jogo entre a Fúria e as Águias da África acabaria com um elástico placar de 4 a 0 para os espanhóis. Quem gosta de futebol sabe que a bola não respeita contas desenhadas na mesa do bar.

Mesmo se não garantir uma classificação, uma vitória africana significaria a zebra do ano, já que o mais recente revés da seleção de Vicente Del Bosque, Xabi Alonso e cia deu-se há 14 jogos, em novembro de 2011, contra a Inglaterra, segundo a Fifa. Para quem veio secar os campeões da Copa de 2010, será um prato cheio. Quem assistir, verá.


Ficha técnica

Nigéria X Espanha

Local: Castelão, Fortaleza (CE)

Horário – 16h (horário de Brasília)

Árbitro – Joel Aguilar (SLV)

Auxiliares – William Torres e Juan Zumba (SLV)

Nigéria: Vincent Enyeama; Efe Ambrose, Godfrey Oboabona, Kenneth Omeruo e Uwa Echiejile; Fedor Ogude, Obi Mikel e Ogu; Oduamadi, Ideye e Musa.

Espanha: Víctor Valdés; Jordi Alba, Sergio Ramos, Gerard Piqué e Álvaro Arbeloa; Sergi Busquets, Xavi Hernández e Andrés Iniesta;  David Silva, Fernando Torres e Cesc Fàbregas. – Técnico: Vicente Del Bosque