Manual do Hacker

Vale lembrar que os ativistas diferenciam “hackers” de “crackers” (Foto: Jakub Krechowicz/Sxc.hu) A proposta é que as diferentes esferas de governo publiquem seus dados na internet, de modo claro e […]

Vale lembrar que os ativistas diferenciam “hackers” de “crackers” (Foto: Jakub Krechowicz/Sxc.hu)

A proposta é que as diferentes esferas de governo publiquem seus dados na internet, de modo claro e direto. A sugestão está em um manual apresentado pela Transparência Hacker, um grupo de ativistas que prega, como sugere o nome, medidas para aproveitar novas tecnologias para divulgar informações públicas – que deveriam estar acessíveis a todos os cidadãos.

A medida aproximaria o Estado das pessoas, segundo os ativistas. O excesso de proteção a dados do setor público é motivo de críticas. O documento foi produzido em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-Br) e a W3 – organização voltada à padronização de linguagens na internet.

Vale lembrar que os ativistas diferenciam o termo “hackers” – aplicado a quem usa a habilidade com computadores para causas nobres, como a transparência pública por exemplo – de “crackers” (que qualifica pessoas que invadem sistemas, espalham vírus, spam e se envolvem em outras mazelas virtuais).

 

 

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.