Lula recebe homenagem na Fiesp

Skaf, Lula e Marisa Letícia visitam exposição fotográfica na Fiesp (Foto: Instituto Cidadania) São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu nesta segunda-feira (18) a um jantar […]

Skaf, Lula e Marisa Letícia visitam exposição fotográfica na Fiesp (Foto: Instituto Cidadania)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu nesta segunda-feira (18) a um jantar em sua homenagem oferecido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A federação montou ainda, no Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso a mostra fotográfica ‘Milhões de Lulas’, em homenagem ao ex-sindicalista, classificado como “estadista” pelo presidente da entidade, Paulo Skaf.

“O presidente Lula é um estadista que levou o nome do Brasil por todas as partes. Hoje, o mundo conhece muito mais o Brasil, e respeita muito o Brasil. Hoje o mundo olha para o Brasil como uma grande oportunidade, em todos os sentidos”, elogiou Skaf, durante o jantar reservado. “Aqui [na Fiesp], Lula recebeu duas dezenas de chefes de Estado, valorizando o setor produtivo, e fomos convidados para liderar diversas missões internacionais. O presidente Lula fez diferença para o Brasil”, enfatizou.

“Durante a campanha à Presidência da República, Lula falava na criação de 10 milhões de empregos no Brasil. Acreditávamos que era ‘conversa de candidato’, que isso seria impossível, mas ele criou 15 milhões de vagas, tirou 26 milhões pessoas da miséria e elevou 39 milhões de brasileiros à classe C”, disse Skaf.

O presidente da Fiesp também citou o aumento do crédito, a retomada da indústria naval e o crescimento da indústria automobilística durante o governo Lula. “Além disso, o ex-presidente Lula nos orgulha muito porque é um ex-aluno do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] de São Paulo, e sempre falou com muito respeito, muito carinho, que a vida dele mudou depois do Senai.”

Bem humorado, Lula reafirmou sua confiança no governo Dilma e aproveitou para cornetar a Seleção brasileira: “Na Copa de 2014, nossa meninada vai aprender a bater o pênalti”, brincou.

Ele reforçou o valor da construção do consenso entre um chefe de Estado e a sociedade brasileira, incluindo os setores organizados e o empresarial: “Foi uma lição de vida”, declarou. O metalúrgico atribuiu os bons resultados de seu governo na área industrial ao intenso diálogo com os empresários. “Eu duvido, que em algum momento da história do Brasil, houve um presidente que consultou tanto os empresários como eu consultei, e que construiu tantos instrumentos de participação dos empresários como eu construí com vocês”, afirmou.

O ex-presidente ressaltou que essa relação com o setor foi importante para enfrentar a crise internacional. “Nós criamos um comitê empresarial que se reunia toda semana para se decidir as questões da crise. Não teve uma única medida em que a decisão não tenha sido tomada coletivamente.”

Exposição

Acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia, Lula visitou a exposição fotográfica “Milhões de Lulas”, organizada pela Fiesp. A mostra teve curadoria de Juca Varella e projeto expográfico de Haron Cohen. São 48 fotos, algumas inéditas, a maioria de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência da República. Também integram a exposição imagens do acervo da Fiesp.

Para Skaf, essa mostra é uma maneira de reviver e demonstrar quem é o ex-presidente, “cidadão e homem do povo”. Segundo o site da Fiesp, “Lula se deteve diante de cada imagem, especialmente quando foi registrado junto a populares. Observou atentamente as fotos do abraço dado em Nelson Mandela, da comemoração da vitória da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente dos Estados Unidos George Bush com o capacete da Petrobras:  ‘Acabou fazendo merchandising’, brincou.”

A exposição, com entrada franca, poderá ser visitada até 18 de agosto. A Fiesp fica em São Paulo, na Avenida Paulista, 1.313, próxima à estação de metrô Trianon-Masp.