Ameaça de CPI em SP

José Bittencourt, líder do PDT na Assembleia Legislativa, anunciou apoio a CPI do Pedágio. Falta uma assinatura para completar o número necessário (Foto: Divulgação Alesp) O PT ganhou o apoio […]

José Bittencourt, líder do PDT na Assembleia Legislativa, anunciou apoio a CPI do Pedágio. Falta uma assinatura para completar o número necessário (Foto: Divulgação Alesp)

O PT ganhou o apoio do PDT, dono de uma bancada de quatro deputados, para o pedido de CPI na Assembleia Legislativa para investigar a cobrança de pedágios no estado de São Paulo. Com as assinaturas dos pedetistas, são 31 das 32 firmas necessárias para a instalação da comissão. Segundo o blog Radar Político, Geraldo Alckmin teria colocado sua bancada em alerta, com instruções de impedir a criação da CPI.

O episódio reforça o que parece ser uma mudança de rumo do PDT, da situação em direção à oposição estadual. O líder do partido na Casa, José Bittencourt, anunciou o apoio ao requerimento da CPI depois de discursar em plenário, com duras críticas à gestão tucana.

“Sou aliado de Alckmin, mas não alienado”, avisou. Para ele, a investigação dos pedágios “pode contribuir com idéias para o governo tucano”.

O líder do PSDB, que costuma engavetar as CPIs a pedido do governador tucano Geraldo Alckmin,  Orlando Morando, ironizou: “Depois (o PDT) tem suas reivindicações atendidas e retira as assinaturas da CPI”.

O preço da CPI

Sob alegação de que Geraldo Alckmin estaria descumprindo o acordo para liberação da cota de R$ 2 milhões em emendas, a bancada do PDT cedeu à oposição três das quatro assinaturas que faltavam ao requerimento da CPI dos Pedágios. O próximo alvo é o PSB.

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.