Grampo cita políticos do PSDB no escândalo de Campinas

Deu no Estadão. Políticos do PSDB são citados em interceptações telefônicas feitas na investigação sobre o esquema de fraudes a licitações em Campinas (SP). Na gravação, está o nome do […]

Deu no Estadão.

Políticos do PSDB são citados em interceptações telefônicas feitas na investigação sobre o esquema de fraudes a licitações em Campinas (SP). Na gravação, está o nome do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, um dos aliados mais próximos do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Monitoramento do Ministério Público (MP) também flagrou diálogos do empresário Luiz Arnaldo Mayer com um homem não identificado. Na conversa, se diz que Aparecido, José Henrique Reis Lobo, ex-presidente municipal do PSDB de São Paulo, e o deputado federal tucano Ricardo Trípoli (SP) estão “intercedendo” nos negócios de outro empresário, José Carlos Cepera, apontado como líder do grupo que teria desviado R$ 615 milhões dos cofres de Campinas.

Os grampos mostram os movimentos de Luiz Arnaldo Mayer, preocupado com os negócios relativos à Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). Mayer é sócio-diretor da Saenge Engenharia, que tem contratos com a Sabesp.

O teor dos diálogos indica que o empresário teria o compadrio de um deputado para transitar por gabinetes da Assembleia e do Palácio dos Bandeirantes. “O conteúdo dos diálogos deixa muito evidente que as questões referentes às suas (de Mayer) contratações públicas estão intimamente ligadas a contatos e relacionamentos políticos”, destaca o relatório do MP.

A Promotoria afirma, no relatório da investigação, que a menção de irregularidades em contratos públicos da Sabesp ocorre mais de uma vez nas escutas. O Ministério Público não investiga os tucanos, que declararam à imprensa não terem vínculos com os empresários.

Fonte: Os Amigos do Brasil

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.