Tucano barrado

A Procuradoria-Geral da República recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) permaneça inelegível. A orientação do parecer é que não seja autorizada a posse […]

A Procuradoria-Geral da República recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) permaneça inelegível. A orientação do parecer é que não seja autorizada a posse do tucano como senador, o que reverteria decisão tomada pela própria corte. Cunha Lima foi um dos “liberados” pelo STF  quando os ministros decidiram que a Lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada às eleições de 2010.

Quando Cunha Lima era governador, ele teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, em 2009. Pela Lei da Ficha Limpa, não poderia disputar pleitos por oito anos. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel menciona a decisão precedente do STF, mas mantém a posição de que a Ficha Limpa poderia sim vigorar em 2010. O relator do processo é o ministro Joaquim Barbosa.