Crise? Que crise?

Fontes ligadas a tucanos dizem que Serra seria o interessado em esvaziar o DEM, que apoia Aécio para a sucessão presidencial de 2014 (Foto: José Cruz/Agência Brasil – arquivo) De […]

Fontes ligadas a tucanos dizem que Serra seria o interessado em esvaziar o DEM, que apoia Aécio para a sucessão presidencial de 2014 (Foto: José Cruz/Agência Brasil – arquivo)

De olho em 2014, José Serra estaria demolindo o ninho tucano? Apesar da debandada, o  ex-governador de São Paulo José Serra nega que o PSDB esteja em crise. A notícia desta terça-feira (3) no jornal Correio Braziliense dá conta que o pano de fundo da crise instalada no DEM por causa da debandada de deputados e senadores rumo ao PSD seria a conduta do ex-governador José Serra. Quem coloca o candidato derrotado ao Planalto em 2010 como “operador” da criação da legenda são fontes ligadas a tucanos, ainda segundo o jornal.

Interessando em disputar novamente em 2014, quando ocorre eleição para sucessão presidencial, Serra teria trabalhado para fazer do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o sucessor dele na prefeitura de São Paulo. Para isso, derrotou Geraldo Alckmin, do próprio PSDB. O passo seguinte seria tentar fazer minguar ainda mais o DEM.

Agripino Maia, presidente do DEM, e caciques como os deputados federais ACM Neto (BA) e Rodrigo Maia (RJ) defendem Aécio Neves à Presidência. Eles insistem que o senador e ex-governador de Minas Gerais deveria ser logo apontado pelo PSDB como candidato à Presidência. A maior parte dos que deixaram o DEM é de nomes considerados próximos a Serra.

Os mais novos confirmados na lista de egressos do DEM rumo ao PSD estão o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o vice-presidente do partido, Paulo Bornhausen, filho do ex-senador Jorge Bornhausen. Os anúncios ocorreram na segunda-feira (2). A expectativa do DEM é que aconteçam no máximo 15 transferências do tipo.  

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.