PSDB e DEM reafirmam aliança em meio a baixas para PSD

Garcia é elo do DEM com o PSDB de Alckmin (Foto: Gilberto Marques/Divulgação) São Paulo – PSDB e DEM participaram nesta segunda-feira de um ato de demonstração de união entre […]

Garcia é elo do DEM com o PSDB de Alckmin (Foto: Gilberto Marques/Divulgação)

São Paulo – PSDB e DEM participaram nesta segunda-feira de um ato de demonstração de união entre os dois partidos, abalada nos últimos meses pela criação do PSD, legenda comandada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que tem atraído políticos dos dois partidos.

Lideranças do DEM compareceram em peso ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para a posse do deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) na Secretaria de Desenvolvimento Social do governo Geraldo Alckmin (PSDB).

“Este é um ato político de afirmação de um casamento”, disse José Agripino Neto (DEM-RN), resumindo o espírito do evento, que teve a participação de centenas de pessoas.

Alckmin aproveitou a presença do ex-vice-presidente Marco Maciel (DEM) para relembrar a aliança com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “É uma aliança natural no Brasil. Temos um pensamento comum para o país e esboçamos uma oposição fiscalizadora”, disse o governador.

Na semana passada, Alckmin e FHC admitiram o debate sobre a fusão entre PSDB, DEM e PPS mas, nesta tarde, líderes democratas negaram que o assunto estivesse em discussão.

Na noite de domingo, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, anunciou que deixará o DEM em direção ao PSD.

Segundo o líder da bancada do DEM na Câmara dos Deputados, ACM Neto (BA), o partido já esperava a saída do governador por ele pertencer ao grupo do ex-presidente do partido Jorge Bornhausen, que ajudou Kassab a criar o PSD. “O DEM é maior que um Estado apenas, não é a saída dele (Colombo) que vai definir o futuro do Democratas”, disse ACM Neto.

Com a saída de Colombo, restou ao DEM apenas o governo do Rio Grande do Norte, com Rosalva Ciarlini.

No PSDB, seis vereadores de São Paulo deixaram a legenda, inclusive um dos fundadores do partido, Walter Feldman, mas eles não anunciaram para qual legenda se filiarão.

Fonte: Reuters