Olho no veneno

Autora de atlas sobre a geografia dos agrotóxicos fala sobre escalada do veneno com Bolsonaro

Pesquisadora Larissa Bombardi, da USP, é a entrevistada de hoje do programa "Diplomatique Brasil", na TVT, às 22h

São Paulo – O atual governo bateu recorde e liberou o uso de 197 novos agrotóxicos. Existem hoje 2.263 produtos agrotóxicos com venda permitida em todo o Brasil. De 2007 a 2017, data do último levantamento oficial, foram notificados cerca de 40 mil casos de intoxicação aguda. Quase 1.900 pessoas morreram.

A água que abastece uma em cada quatro cidades brasileiras está contaminada por um “coquetel tóxico” de 27 pesticidas, de acordo com dados do Ministério da Saúde, sistematizados pela ONG Repórter Brasil.

Para debater as consequências dessas liberações para a saúde das pessoas, os interesses econômicos que envolvem o tema e o papel do governo, o programa Diplomatique Brasil, realizado em parecia com a TV PUC, convida a pesquisadora Larissa Mies Bombardi, doutora em geografia pela USP, pesquisadora do tema e autora do atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia. Participa ainda o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), integrante da Frente Ambientalista da Câmara. A apresentação é de Silvio Caccia Bava, editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil.

Assista ao Diplomatique Brasil às 22h desta segunda, na TVT


Acervo

RBA

Larissa Mies Bombardi é professora e pesquisadora do departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP)

Larissa Bombardi é colunista da Rádio Brasil Atual e apresentou durante suas participações na emissora grande parte do conteúdo de seu atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia.

A RBA mantém o acervo completo, organizado em quatro volumes. Confira:

Volume 1• Volume  2 • Volume  3 | • Volume  4