Depois do debate

Consórcio do Nordeste responde a Bolsonaro: ‘Mentiu e não explicou omissões em série’

“Nossa região teve a menor taxa de mortalidade do país, como comprovam os dados oficiais do Ministério da Saúde”, diz nota assinada por Paulo Câmara

Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
Na nota, Consórcio Nordeste alega ter sido obrigado a agir porque o governo federal foi omisso

São Paulo – O Consórcio do Nordeste reagiu com veemência nesta sexta-feira (30) ao que chamou de mentiras de Jair Bolsonaro (PL) no último debate entre presidenciáveis, ontem, na TV Globo. O candidato à reeleição tentou enaltecer as ações de seu governo durante à pandemia atacando e desqualificando as iniciativas coordenadas executadas pelos estados da região.

“Confrontado com as evidências de sua desastrosa atuação durante a pandemia, Jair Bolsonaro fez o de sempre: esbravejou mentiras e não se explicou. Tentou desclassificar o trabalho dos governadores do Nordeste colocando sob suspeita a aquisição de respiradores”, afirma o consórcio, em nota assinada pelo presidente do colegiado, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Câmara reiterou as críticas ao governo federal no combate à covid-19 que desgastaram a imagem do Brasil e levaram a quase 700 mil mortes – metade das quais poderia ter sido evitada – destacando ações executadas pelos estados. Ainda em abril de 2020, contrariando Bolsonaro e seu governo negacionista, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os governos estaduais e municipais, assim como o federal, tinham competência para adotar iniciativas próprias, inclusive regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte para deter a propagação do vírus. Foi o que fizeram os governos nordestinos.

“Ao invés de zombar do sofrimento das pessoas com falta de ar, promover remédios sem eficácia e atrasar a compra das vacinas, os estados integrantes do Consórcio criaram o programa Nordeste Acolhe para conceder pensão aos órfãos da pandemia”, afirma o documento do consórcio.

A verdade sobre a atuação dos governadores do Nordeste na pandemia é que a nossa região teve a menor taxa de mortalidade do país, como comprovam os dados oficiais do Ministério da Saúde”, continua.Exatamente por ouvir a ciência e valorizar o conhecimento que o Nordeste do Brasil tem resultados muito melhores que o restante do país no combate à pandemia do Coronavírus“, afirma o comunicado.

Leia a íntegra:

Nota oficial do Consórcio Nordeste

Confrontado com as evidências de sua desastrosa atuação durante a pandemia, Jair Bolsonaro fez o de sempre: esbravejou mentiras e não se explicou. Tentou desclassificar o trabalho dos governadores do Nordeste colocando sob suspeita a aquisição de respiradores.

O Consórcio Nordeste, assim como dezenas de administrações de todas as esferas no Brasil inteiro, foi obrigado a agir diante da omissão e do negacionismo do Governo Federal. Como é de conhecimento público, o Consórcio Nordeste foi vítima de uma fraude, e como tal denunciou às autoridades policiais competentes. Os envolvidos foram presos, estão sendo processados e os recursos empregados já começaram a ser devolvidos.

A verdade sobre a atuação dos governadores do Nordeste na pandemia é que a nossa região teve a menor taxa de mortalidade do país, como comprovam os dados oficiais do Ministério da Saúde. Os governadores agiram com base nas melhores evidências científicas, pautados pelo Comitê Científico criado no início da pandemia e que muito ajudou na tomada de decisões.

Exatamente por ouvir a ciência e valorizar o conhecimento que o Nordeste do Brasil tem resultados muito melhores que o restante do país no combate à pandemia do Coronavírus.

As compras de equipamentos realizadas, além de salvar vidas, estão hoje incorporadas aos patrimônios estaduais que expandiram suas redes de UTI de forma permanente. Em Pernambuco, por exemplo, essa expansão foi de 50%.

Ao invés de zombar do sofrimento das pessoas com falta de ar, promover remédios sem eficácia e atrasar a compra das vacinas, os estados integrantes do Consórcio criaram o programa Nordeste Acolhe para conceder pensão aos órfãos da pandemia.

Já o legado de Bolsonaro no enfrentamento à Covid-19 são omissões em série e a desconfiança jogada em cima de um dos maiores instrumentos de promoção da saúde pública que é a vacinação.

Paulo Câmara – Presidente do Consórcio Nordeste.

30 de setembro de 2022