Metalúrgicos da CUT iniciam negociação com setores de máquinas e fundição

Negociação com o setor de máquinas e eletroeletrônicos: expectativa de fechar acordo ainda este mês (Foto: Nayara Striani/Midia Consulte) São Paulo – A Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP se […]

Negociação com o setor de máquinas e eletroeletrônicos: expectativa de fechar acordo ainda este mês (Foto: Nayara Striani/Midia Consulte)

São Paulo – A Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP se reuniu nesta sexta-feira (12) com os representantes do grupo de máquinas e eletrônicos e do setor de fundição para dar início à negociação da campanha salarial. O presidente da entidade, Valmir Marques, o Biro Biro, entregou a pauta de reivindicações aos negociadores patronais. Foram definidas também as datas das próximas rodadas.

De acordo com Biro Biro, a representação patronal do setor de máquinas e eletrônicos garantiu que a pauta já foi analisada pela bancada e o objetivo é concluir as negociações até o final do mês. O chamado Grupo 2 emprega 45 mil metalúrgicos nas bases de sindicatos do Estado ligados à FEM-CUT. A data-base da categoria é 1º de setembro.

O setor da Fundição sugeriu que fossem destacados itens prioritários para serem retomados em nova rodada, marcada para o dia 22. A FEM-CUT pontuou itens como ampliação da garantia de emprego de cinco para sete meses para as trabalhadoras gestantes e aumento do percentual do auxílio-creche.

Na última quinta-feira (11), a federação cutista discutiu a melhoria das cláusulas em vigor da convenção coletiva ho (CCT) com o Grupo 3 (setores de parafusos, autopeças e forjaria). Entre os pontos, se destacam o não desconto do dia de trabalho ao jovem em prestação de serviço militar e ao trabalhador que acompanhar seu filho ao médico, além da extensão da convenção ao funcionário que sofrer acidente de trabalho em período de experiência.

Biro Biro considerou “difícil” a rodada do G3. “Continuaremos a nossa pressão para avançarmos na melhoria destes direitos, como também de outros, que são fundamentais para a categoria”, pontuou.

O grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferros, refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários e outros) e o grupo 10, que reúne sindicatos dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação e material bélico, terão rodadas de negociação na próxima segunda-feira (15).