Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2011 / 10 / França e Alemanha prometem novo pacote anticrise em outubro

França e Alemanha prometem novo pacote anticrise em outubro

por Noah Barkin, Sarah Marsh, Andreas Rinke e Yann Le Guernigou publicado , última modificação 09/10/2011 14h39

Berlim - França e Alemanha vão apresentar propostas para um novo pacote amplo para estabilizar a zona do euro até o fim deste mês, disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, neste domingo (9). "Estamos bastante conscientes que França e Alemanha têm uma responsabilidade particular para estabilizar o euro", disse Sarkozy em entrevista coletiva ao lado da chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, em Berlim.

"Precisamos dar uma resposta que seja sustentável e ampla. Nós decidimos dar essa resposta até o fim do mês porque a Europa precisa resolver seus problemas para a reunião do G20 em Cannes", acrescentou Sarkozy, dizendo que ainda é cedo para entrar em detalhes.

Os dois líderes sugeriram que as propostas devem incluir planos para a recapitalização de bancos europeus, acelerar a coordenação econômica na zona do euro e lidar com os problemas da dívida da Grécia. Merkel afirmou que Alemanha e França estão prontos para recapitalizar bancos e querem fazê-lo seguindo um critério comum."Nós estamos determinados a fazer o necessário para assegurar a recapitalização dos nossos bancos", disse a chanceler alemã.

"Alemanha e França querem que o mesmo critério seja aplicado, e um critério que seja aceito por todas as partes", acrescentou. "Vamos pedir a todas as autoridades relevantes... para checar se o que estamos fazendo é sustentável."  "Não vamos dar detalhes hoje, vamos apresentar um pacote completo", finalizou Merkel.

© 2011 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED.