Metrô e CPTM podem parar amanhã em São Paulo

Trabalhadores das duas categorias fazem assembleia hoje à noite para decidir se entram em greve a partir da 0h

Marcel Canfield/Creative Commons

Os trabalhadores reivindicam 7,30% de reposição salarial, além de plano de carreira e jornada de 36 horas semanais

São Paulo – Trabalhadores da Companhia do Metropolitano (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizam nova assembleia na noite de hoje (3) para definir se entram em greve a partir da 0h de amanhã. Os metroviários aguardam que a companhia apresente nova proposta em audiência marcada para as 15h de hoje no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A categoria rejeitou as propostas feitas pela empresa no último dia 27, em audiência de conciliação no mesmo TRT. O Metrô aumentou de 5,37% para 6,42% sua proposta de reajuste. Mas os trabalhadores reivindicam 7,30% de reposição, além de aumento de 24,3% no vale-refeição, reajuste de R$ 218 para R$ 382,71 no vale alimentação, além de plano de carreira, equiparação salarial e jornada de 36 horas.

CPTM

A audiência dos ferroviários mediada pelo TRT na última terça-feira (28) também terminou sem acordo e será retomada hoje. Representantes de dois sindicatos da categoria rejeitaram proposta da CPTM e fazem assembleia conjunta hoje a partir das 19h para decidir se entram em greve.

As linhas da CPTM que podem ter suas atividades paralisadas a partir de amanhã são 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira. Os outros dois sindicatos que atuam no setor aceitaram a proposta da empresa e descartaram a greve.