Metalúrgicos querem urgência na regulamentação de normas automotivas

inovar-auto

São Bernardo – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e o secretário-geral Wagner Santana defenderam a manutenção do prazo para apresentação das normas de controle de conteúdo local para o novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, durante reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em Brasília, na terça-feira (10). “A regulamentação do sistema de rastreabilidade é urgente”, destacou Marques.

De acordo com Marques, o Inovar-Auto, em vigor desde o início do ano, já apresenta ganhos para o setor automotivo em relação às montadoras e sistemistas, mas ainda não conseguiu conter a avassaladora entrada de peças importadas.

“Podemos verificar essa situação pelos percentuais de queda nas importações de veículos, com redução de 15,2% de janeiro a julho, e, no mesmo período, aumento de 21% nas importações de peças. Isso significa que as montadoras locais estão ocupando mais mercados no Brasil, mas as autopeças, no entanto, não têm acompanhado esse crescimento e ainda sofrem com a forte concorrência externa”, reforçou.

Marques comentou ainda que essa indefinição prejudica o setor e reflete na campanha salarial dos metalúrgicos. “Esse cenário é insustentável”, afirmou.

Os dirigentes foram recebidos pelo Diretor Paulo Sérgio Coelho Bedran, e depois, pelo ministro Fernando Pimentel. O governo concordou com o diagnóstico apresentado e reforçou o compromisso com desenvolvimento do setor automotivo, dando continuidade às políticas de incentivo iniciadas pelo Inovar-Auto e celeridade à publicação das normas de regulamentação.

“O nosso objetivo é que esse momento bom da indústria automobilística seja para todos, para as montadoras, concessionárias, oficinas e também para as autopeças”, defendeu Marques.

Leia também

Últimas notícias