Avanço

Após primeiro dia de greve, Correios elevam proposta de reajuste para 8%

Para Dieese, proposta é positiva. Uma das federações que representam a categoria considera que novos índices são 'interessantes', e a outra caminha para entrar em greve na próxima semana

Marcelo Camargo/ABr

Segundo Correios, a greve iniciada pela Findect ontem (12) segue parcial em sete estados

São Paulo – A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) apresentou novo índice econômico para renovação do acordo coletivo dos servidores. A proposta corrige em 8% os salários e em 6,27% os vales-refeição, alimentação, auxílio-creche/babá e auxílio para dependentes de cuidados especiais. Também inclui um crédito extra de 23 vales a serem pagos em dezembro (para admitidos até 31 de julho), que totaliza R$ 650,65, e vale-cultura de R$ 50.

Segundo análise do Dieese publicada na página de uma das federações que representam a categoria, a proposta apresentada ontem (12) aos trabalhadores é positiva. “O índice para os benefícios se iguala ao IPCA acumulado de agosto de 2012 a julho de 2013 e evita perdas inflacionárias. O reajuste para os salários – 1,73% acima do IPCA – garante aumento real aos trabalhadores. Dessa forma, o ganho dos trabalhadores dos Correios representará ganho superior ao da maior parte dos acordos e convenções com índices acima da inflação observados no primeiro semestre”.

Estudo do Dieese, divulgado em agosto, aponta que 84,5% das categorias com data-base no primeiro semestre fecharam acordos com ganho real. A maior parte dos ganhos se situou entre 0,51% e 1% (23,5%) seguida da faixa de 1,01% e 1,5% (14,9%).

Os sindicatos filiados à Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios (Findect), que representam cerca de 50 mil trabalhadores, realizam assembleias na tarde de hoje para avaliar a proposta. De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, “dentro do que vem sendo apresentado nas negociações de reajustes para as categorias estatais, a proposta é considerada interessante”. Eles também destacam a importância de aumento real nos salários “que representa aumento no poder de compra para o trabalhador”.

A greve iniciada ontem pelos trabalhadores representados pelos sindicatos filiados à Findect segue com adesão parcial hoje. Em nota, os Correios informam que “a rede de atendimento continua aberta e todos os serviços estão disponíveis – com exceção da entrega e postagem de encomendas com hora marcada e Disque Coleta em Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo”

Em nota, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) afirma que a empresa não considerou os demais pontos da pauta de reivindicações, como melhoria nas condições de trabalho, redução de jornada para seis horas e entrega das correspondências pela manhã, além de não garantir melhorias para o plano Correios Saúde. “Reiteramos a todos os trabalhadores do país que participem das assembleias no próximo dia 17, em defesa de nossas reivindicações, para deliberarmos greve geral por tempo indeterminado”.

Leia também

Últimas notícias