Cinco centrais acertam 1º de Maio unificado em 2011 em SP

CUT será convidada para participar. Sindicalistas também aguardam retorno de Dilma para negociar salário mínimo

São Paulo – Cinco das seis centrais legalmente reconhecidas decidiram nesta sexta-feira (12) realizar um 1º de Maio unificado em 2011. O evento será realizado na cidade de São Paulo, e segundo o presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), já foram feitos os primeiros contatos com o prefeito Gilberto Kassab (DEM) para definir o local. O próximo passo é estender o convite à CUT, que não participou da reunião.

“A ideia é fazer unificado. Todas as centrais ficaram de procurar a CUT”, afirmou Paulinho. No encontro desta sexta-feira, participaram representantes da CTB, da CGTB, da NCST e da UGT, além da Força. Segundo o portal da CTB, o presidente da entidade, Wagner Gomes, disse que será feito um esforço para que CUT também participe do ato.

Paulinho adiantou que dois locais são cogitados: o parque do Carmo, na zona leste, e a avenida Ermano Marchetti, na Barra Funda, zona oeste. A praça Campo de Bagatelle, na zona norte, onde tradicionalmente a Força realiza sua comemoração do Dia do Trabalho, está descartada porque deverá receber uma prova de Fórmula Indy.

Os dirigentes esperam o retorno da presidente eleita, Dilma Rousseff, para iniciar as negociações sobre reajuste do salário mínimo. Com base na projeção de crescimento do PIB este ano e da inflação, as centrais estimam um aumento em torno de 13%, o que levaria o mínimo para R$ 580. Por enquanto, o governo fale em R$ 540. Dilma está em Seul, na Coreia, participando da reunião do G20 (grupo dos países mais desenvolvidos), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Na semana que vem deveremos ter algumas conversas”, disse Paulinho.