Acidente em plataforma da Petrobras causa morte de funcionário no RN

Apesar de pressão de sindicatos de petroleiros por mais segurança no trabalho, ano termina com aumento no número de mortes por acidentes de trabalho na companhia

São Paulo – Um acidente de trabalho fez uma vítima fatal na segunda-feira (26) em uma plataforma marítma do Sistema Petrobrás, na região de Guamaré (RN), a 170 quilômetros ao norte de Natal. A tragédia aconteceu quando o técnico de segurança Aldo Dias, de 49 anos, embarcava na plataforma e o guindaste de transborde se chocou com os alojamentos, fazendo o cesto balançar e ocasionando a queda de três funcionários a uma altura de seis metros. Os outros dois petroleiros, o mecânico Francisco Wilson Vieira e o técnico de operação, Pedro Leopoldo da Silveira, ficaram feridos.

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) lamentou o ocorrido. “Esperamos que esta grande perda sirva de lição, para que as empresas como a Petrobrás, valorizem quem as constrói e invista na proteção de suas vidas”, pontua a federação. A segurança nas plataformas é uma das principais reivindicações da categoria nas campanhas salariais. Em acordo coletivo firmado neste ano, os sindicatos e a Petrobras concordaram em diagnosticar em conjunto as deficiências na segurança do sistema.

A empresa informou que está apurando os fatos na Plataforma PUB-03 e prestando assistência às famílias das vítimas. O acidente foi comunicado à Polícia Civil e à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo a FUP, são 309 trabalhadores mortos em acidentes desde 1995. A maioria deles (251) eram  funcionários terceirizados. Neste ano, segundo a FUP, foram 17 vítimas fatais em acidentes de trabalho.

Com informações da Agência Brasil