Para Sarney, frente parlamentar torna mais difícil aprovação da reforma política neste ano

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) crê em dificuldade na aprovação da reforma política (J. Freitas/Agência Senado) Brasília – O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criticou a decisão […]

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) crê em dificuldade na aprovação da reforma política (J. Freitas/Agência Senado)

Brasília – O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criticou a decisão de senadores e deputados de criar uma frente parlamentar, com a participação de representantes da sociedade civil, para discutir e apresentar propostas à reforma política. A decisão foi tomada na terça-feira (15), em reunião na liderança do PSB no Senado, da qual participaram senadores do partido, do PT, PCdoB e PSOL.

Segundo Sarney, a instalação da  frente “torna muito mais difícil” a aprovação da matéria ainda neste ano, uma vez que envolverá vários membros e todo o trabalho voltará “à estaca zero”. Ele acrescentou que as comissões especiais criadas no Senado e na Câmara de forma alguma excluirão a sociedade civil dos debates.

O presidente do Senado disse ainda que a intenção é ter uma proposta consolidada, que apresente a média das opiniões recolhidas nos debates, e que “não seja ampla entrando no terreno doutrinário, mas que aborde questões tópicas que estão postas”.

Para José Sarney, a divisão do trabalho torna muito mais difícil a aprovação de uma reforma política em 2011. “Nós devemos correr nesse assunto porque se não fizermos logo, não faremos depois. Nesse sentido, estamos fazendo a nossa parte. O Senado instala terça-feira (22) a comissão (especial)”, afirmou.

O receio dos pequenos partidos é que no debate das comissões especiais, os interesses das grandes legendas prevaleçam caso não haja uma ampla mobilização popular para discutir o assunto e apresentar as propostas.

Fonte: Agência Brasil