Fabricantes de TVs apostam pesado em 3D, mas retorno é incerto

Las Vegas – Os fabricantes de televisores estão apostando nos aparelhos 3D como nova fonte de vendas, com modelos capazes de acrescentar uma dimensão visual adicional programados para chegar com […]

Las Vegas – Os fabricantes de televisores estão apostando nos aparelhos 3D como nova fonte de vendas, com modelos capazes de acrescentar uma dimensão visual adicional programados para chegar com força às lojas dos Estados Unidos pela metade de 2010.

Os principais fabricantes de televisores, entre os quais Sony, Panasonic, LC Electronics e Samsung Electronics, apresentam os avanços conquistados nas telas 3D durante a Consumer Electronics Show, esta semana, e esperam que a nova tecnologia se mostre um propulsor tão forte para o setor quanto a transição dos televisores branco e preto para os coloridos.

Mas os investidores acreditam que ainda seja cedo demais para colocar seu dinheiro em televisores 3D. Demorou uma década para que o custo dos televisores coloridos caísse o bastante para que eles conquistassem aceitação nos Estados Unidos, lembrou Mitsushige Akino, administrador chefe de fundos na Ichiyoshi Investment Management, do Japão.

“Os fabricantes de televisores querem mais do 3D do que conseguirão obter”, afirmou. “Além disso, Samsung, Sony, Panasonic e LG ainda não obtiveram vantagem tecnológica clara. Até que isso fique claro, não vou investir”, disse.

Muitos consumidores mal acabaram de comprar seus TVs de tela grande e alta definição, o que torna improvável que gastem mais dinheiro em uma troca de aparelho em curto prazo, dizem os analistas.

Existem apenas alguns modelos de televisores 3D no mercado hoje, com um aparelho de 42 polegadas custando cerca de U$ 1.000  e um de 50 polegadas mais de 2.000 mil. Um televisor LCD com tela de 42 polegadas custa entre U$ 600 e U$ 700.

A necessidade de óculos especiais e a falta de eventos esportivos e de entretenimento transmitidos ao vivo em 3D também pode dissuadir as pessoas de adotar a tecnologia fora dos cinemas, disseram os analistas.

Embora a Walt Disney e a Discovery Communications tenham ambas anunciado planos para criar programação em 3D, os analistas dizem que a maior parte do conteúdo 3D para vídeo virá em disco, já que as redes de TV adquiriram pouco da infraestrutura necessária a transmitir em 3D.

A empresa de pesquisa DisplaySearch vê vendas totais de 9 milhões de unidades de televisores que exibem imagens em três dimensões em 2012.

Como uma fabricante de TVs, aparelhos blu-ray e do console de videogame PlayStation 3, a Sony poderia mostrar na CES as formas que o conglomerado japonês poderia unir seus diferentes braços ao redor do mundo em três dimensões.

A Sony lançou seus primeiros modelos em 3D de alta definição — 38 modelos que vão de 22 a 60 polegadas — equipados com rede sem fio WiFi para conexão com redes domésticas.

Mas mesmo o presidente-executivo da Sony, Howard Stringer, não mostra clareza sobre quando a TV 3D vai atingir sucesso.”Temos câmeras 3D e conteúdo 3D. Então, temos vários ativos separados, várias pedras do colar”, afirmou Stringer à Reuters em dezembro.

“A questão é: ‘O colar vai se firmar como algo concreto e lucrativo?'”, acrescentou ele na época. “Não sabemos por enquanto.”

Enquanto isso, a Samsung informou que vai desenvolver diodos emissores de luz (LED) para televisores 3D que serão mais estreitos e terão consumo mais eficiente de energia.

Já a Toshiba revelou a linha de TVs ZX900, que promete converter imagens em duas dimensões em 3D em tempo real, de modo que os usuários poderão ver tudo, de esportes a videogames e programas antigos gravados em três dimensões.

O sistema, chamado de Cell TV, tem 143 vezes mais poder de processamento que o disponível em televisores atuais e ainda requer que os usuários utilizem óculos especiais para verem as imagens em 3D.

A CELL TV da Toshiba, que deve chegar às lojas dos EUA até o fim do ano, deve ser vendida provavelmente por um preço de cerca de U$ 10 mil , valor cobrado no Japão.

Fonte: Reuters