Proteção continuada

São Paulo aplica quarta dose da vacina contra covid em maiores de 18 anos

Mais de 900 mil pessoas estão elegíveis para receber a segunda dose de reforço da vacina na capital paulista

Rovena Rosa/Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil
Devem tomar a quarta dose aqueles que tomaram a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses

São Paulo – A cidade de São Paulo inicia nesta terça-feira (9) a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em toda a população acima de 18 anos. A recomendação da quarta dose vale para as pessoas que já completaram quatro meses desde a primeira dose adicional (DA1) – ou terceira dose. A secretaria municipal de Saúde diz que 911.701 de pessoas estão elegíveis para receber a quarta dose da vacina.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, UBS e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) Integradas, além de três Centros de Saúde (CSs), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e megapostos.

Ainda de acordo com a secretaria, 83,7% dos moradores da capital já receberam a terceira dose, e 53,5% tomaram a quarta dose. “É fundamental que todos tomem as doses de reforço para continuarem protegidos das formas graves da doença”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Nesse sentido, em junho, a capital começou a aplicar a quarta dose em profissionais de saúde maiores de 18 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos. Na ocasião, a cidade também iniciou a aplicação da segunda dose de reforço em pessoas com 50 anos ou mais.

Vacinação dos pequenos restrita

Desde o dia 20 de julho, São Paulo também vacina crianças de 3 e 4 anos com comorbidades. Os pequenos sem comorbidades podem ser inscritos nas UBSs para recebimento de doses remanescentes. A opção por iniciar a imunização pelo grupo prioritário é devido a falta de vacinas CoronaVac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial do imunizante para os menores de cinco anos no mês passado. Mas, desde então, as tratativas de compra e definição de calendário para vacinar as crianças ainda segue sem definição pelo Ministério da Saúde.

Quarta dose da vacina pelo país

Até o momento, dez capitais brasileiras vacinam a população acima de 18 anos com a quarta dose: Teresina, Manaus, Fortaleza, Vitória. Aracaju, São Luís, Natal, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. Outras seis capitais vacinam a população de 30 anos: Rio Branco, Florianópolis, Belém, Goiânia, Salvador, João Pessoa. Brasília e Campo Grande vacinam com a segunda dose de reforço em pessoas com 35 anos ou mais.

As demais capitais seguem orientação do Ministério da Saúde, aplicando a quarta dose apenas em pessoas com 40 anos ou mais, além dos grupos prioritários.


Leia também


Últimas notícias