Fato

Reação em criança de Lençóis Paulista não foi causada por vacina

Uma síndrome rara, que causa taquicardia, entre outros problemas, levou à parada cardíaca na criança do interior paulista

Adão de Souza/PBH
Adão de Souza/PBH
Vacina é segura e movimento antivacina presta desserviço

São Paulo – Estudo do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo atestou que a vacina contra covid-19 não causou parada cardíaca em uma criança na cidade de Lençóis Paulista. A reação ocorreu 12 horas após a vacinação. No entanto, a causa foi a síndrome de Wolff-Parkinson-White, da qual a criança é portadora sem que a família soubesse. Essa condição congênita provoca crises de taquicardia, que podem desencadear a parada cardíaca.

A criança teve o quadro revertido. Levada para uma clínica particular e transferida para um hospital em Botucatu, permanece sob observação. A prefeitura de Lençóis Paulista informou que segundo a família a criança está consciente e estável.

Ministério confirma: vacina não causou reação como o governo esperava

De acordo com o laudo assinado pelo médico Eder Gatti, “a síndrome, até então não diagnosticada pela família, causou uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidades hemodinâmicas. Não existe relação causal entre a vacina e o quadro clínico apresentado. Portanto, o evento adverso pós-vacinação está descartado”.

Na tarde de ontem (19), a prefeitura de Lençóis Paulista anunciou a suspensão da vacinação de crianças contra a covid-19 por uma semana devido ao episódio. O caso foi o suficiente para o movimento antivacina, que apoia o presidente Jair Bolsonaro, ir para as redes sociais. Desde ontem, o assunto está entre os mais comentados no Twitter. “Lideranças antivacinas que estão querendo capitalizar, só prestam mais um desserviço”, comentou o médico infectologista Gerson Salvador em seu perfil.

Confira


Leia também


Últimas notícias