Proteção infantil

No Rio, crianças comemoram início da vacinação contra a covid-19

Campanha de imunização começou nesta segunda (17) na capital fluminense, onde a expectativa da prefeitura é imunizar 560 mil crianças de 5 a 11 anos até 9 de fevereiro. Especialistas ressaltam que “esse é o momento de se vacinar e se proteger”. Na cidade, há 12 crianças internadas com covid

Beth Santos/Prefeitura do Rio
Beth Santos/Prefeitura do Rio
"Estou aliviada, feliz também que vou poder treinar mais", descreveu a campeã nos tatames, primeira criança imunizada na cidade do Rio


São Paulo – O canto em tupi-guarani celebrou a chegada da vacina pediátrica à Aldeia Mata Verde Bonita, na cidade de Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro. Sofia Nunes da Silva (Yva Mirim), de 8 anos, foi a primeira criança imunizada no estado na noite de sábado (15). Na capital fluminense, a campanha de vacinação para crianças teve início na manhã desta segunda-feira (17) no Museu do Amanhã, região central. 

A escolhida foi a atleta Marion Timóteo Barbosa, de 11 anos, moradora do Morro da Providência, também no centro da cidade. Campeã pan-americana de jiu-jitsu, ela não teve medo da agulha da imunização. “(Eu estava) muito nervosa, mas aí eu tomei e vi que não dói. Estou aliviada, feliz também que vou poder treinar mais”, relatou a atleta à repórter Viviane Nascimento do Seu Jornal, da TVT.

A data foi dedicada às meninas de 11 anos e às crianças de qualquer gênero e idade com comorbidades. A família de Davi Azeredo, de 7 anos, se emocionou com a imunização do menino que tem uma doença metabólica rara. “Perdemos meu cunhado, irmão do meu marido, por covid. Ele não tinha comorbidade, era jovem, uma pessoa que ninguém diria que contrairia (o vírus)  de forma grave. E de repente ele se foi com essa doença. Isso foi três meses antes da vacina chegar. Quando a vacina chegou, a esperança se renovou e a vontade de se manter longe da covid para tomar a vacina e proporcionar isso para o Davi se potencializou. Então a gente ficou esse tempo todo na expectativa, sonhamos com isso o tempo todo”, descreve emocionada a mãe de Davi, Tamara Azeredo. 

Leia mais: Prefeitura do Rio divulga o calendário de vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Vacina é proteção

A prefeitura do Rio tem expectativa de vacinar 560 mil crianças, entre 5 e 11 anos, até 9 de fevereiro. O calendário também é uma oportunidade para completar o esquema vacinal dos adultos, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

“Olhem a sua caderneta, se já está no momento de tomar a dose de reforço. O ideal é que todo mundo em uma casa já esteja protegido, então se os pais da criança, os avós não tomaram a dose de reforço, pode trazer para tomar a dose de reforço junto. É um momento importante, temos um nova variante que se dissemina muito rápido e há 12 crianças internadas com covid nesse momento na cidade do Rio de Janeiro. Então é o momento de se vacinar e se proteger”, adverte o secretário. 

Algumas escolas da rede municipal também estarão atendendo como postos de vacinação. Quem escolher se vacinar nesses espaços, ganhará um livro de presente que faz parte de uma campanha de incentivo à leitura. 

Saiba mais na reportagem da TVT