Cuidado ampliado

Anvisa libera CoronaVac para crianças. Queiroga impõe novo atraso

Ministro da Saúde, diz que só incluirá o imunizante no plano de operacionalização de vacinas contra a covid depois que o Diário Oficial publicar a íntegra da liberação

prefeitura SP/cc
prefeitura SP/cc

São Paulo – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou hoje (20) o uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes, na faixa etária dos 6 aos 17 ano. A agência se baseou em estudos realizados em diversos países, como China e Chile, além dos apresentados pelo Instituto Butantan. Também ouviu entidades médicas ligadas ao tema, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Infectologia. O imunizante não poderá ser aplicado em crianças e jovens que tenham quadro de baixa imunidade.

Contudo, a liberação para crianças mais novas não foi aprovada. Ainda depende da apresentação de dados relacionados ao monitoramento de eventos adversos entre imunizados dos 6 aos 17 anos, caso ocorram. O objetivo é que as informações contribuam para minimizar eventuais riscos.

Para esse público a dose aprovada do imunizante, produzido a partir de vírus inativado, é a mesma usada para adultos (600 SU em 0,5 ml), com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

Em seu voto, que foi seguido pelos colegas, a relatora Meiruze Sousa Freitas destacou que, até o momento, a análise de reações adversas relacionadas ao imunizante do Butantan não apontou nenhum óbito dentre os públicos que receberam a vacina. E que os eventos adversos graves são considerados raros ou raríssimos.

A diretora da Anvisa lembrou que, no cenário internacional, a CoronaVac já vem sendo aplicada para o público de 2 a 17 anos. Os dados demonstram que 86% dos eventos adversos registrados nesta faixa etária são do tipo não graves.

Mal recebeu a notícia da liberação, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou em sua conta no Twitter que todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a Plano Nacional de Operacionalização de Vacinas contra covid-19”, mas que “aguardará a íntegra da decisão publicada no Diário Oficial da União.

Histórico

O uso emergencial da vacina CoronaVac no Brasil, para pessoas com 18 anos de idade ou mais, foi autorizado em 17 de janeiro de 2021. Em julho, o Butantan apresentou o primeiro pedido de liberação do imunizante para a faixa etária dos 3 aos 17 anos. O pedido foi negado devido à limitação de dados dos estudos apresentados à época. Em 15 de dezembro, instituto reapresentou o pedido, baseado em novos dados coletados no Chile.