Contra o vírus

Alagoas entra em fase vermelha até o dia 30. Rio fecha praias

E Baixada Santista levanta possibilidade de entrar em ‘lockdown’ nos próximos dias. Prefeitos se dizem preocupados com efeito da antecipação de feriados em São Paulo

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
De acordo com as novas regras da fase vermelha em Alagoas, bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar na modalidade delivery

São Paulo – O estado de Alagoas entrou, nesta sexta-feira (19), em fase vermelha com novas novas medidas restritivas para conter a aceleração da covid-19. O novo decreto faz parte do Plano de Distanciamento Social Controlado e valerá até o próximo dia 30.

De acordo com as novas regras da fase vermelha em Alagoas, bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar na modalidade delivery. A circulação de pessoas será proibida no período de 21h às 5h. Lojas de rua, galerias e shopping centers funcionarão de segunda a sexta-feira, mas não poderão abrir aos finais de semana.

O decreto do governador Renan Filho (MDB) também permite o funcionamento de academias, clubes e centros de ginásticas com 30% de sua capacidade, somente de segunda a sexta-feira, e sob agendamento de horário. Praias, rios e orlas não poderão ser acessadas, inclusive os calçadões para qualquer tipo de atividade.

Rio de Janeiro fecha praias

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), determinou, também nesta sexta o fechamento das praias do Rio de Janeiro no fim de semana, na tentativa de conter a disseminação do coronavírus a partir de sábado (20).

Em entrevista coletiva, o prefeito disse que fica proibida “a permanência de indivíduos na praia, incluindo para esporte, banho de mar e atividades econômicas” e descreveu a situação como “muito crítica” na cidade. De acordo com especialistas, apesar de ter menos risco de contágio do que os locais fechados, as praias cariocas ficam cheias nos finais de semana, com a maioria das pessoas sem máscara.

Paes disse ainda que anunciará na próxima segunda-feira (22) “medidas mais restritivas”, após reunião marcada com a comissão científica. As unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública da cidade registram taxa de ocupação de 95%, segundo as autoridades.

Baixada Santista em alerta

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSBD), comunicou, hoje, que municípios da Baixada Santista cogitam decretar lockdown para evitar a propagação do coronavírus na região. Segundo ele, os prefeitos dos nove municípios vão anunciar em conjunto até o fim do dia medidas restritivas para combater a covid-19.

Ele afirmou que o colapso no sistema de saúde das cidades “é eminente” e divulgou que a ocupação nos hospitais particulares da região chegou a 95%, enquanto na rede pública, é de 80%.

Os prefeitos do litoral paulista também se dizem preocupados com a antecipação de cinco feriados, anunciada, ontem (18), pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), pois temem que a folga cause uma grande aglomeração na região.

“A situação é gravíssima. Conversamos sobre a possibilidade de medidas mais restritivas e de lockdown. Precisamos de apoio. O governo do estado já decretou a suspensão da operação de descida do sistema Anchieta-Imigrantes. O que nós pedimos, ainda, é que nas estradas de acesso ao litoral, BR-116, que dá acesso a Peruíbe, a Mogi-Bertioga, que dá acesso a Bertioga, e o sistema Anchieta-Imigrantes, tenham barreiras educativas”, solicitou o prefeito de Santos.