balanço

Brasil registra mais 610 mortes em 24 horas. Vítimas da covid-19 no país chegam a 9.146

Total de infectados também segue em ascensão. Foram 9.888 desde ontem, somando agora 135.106

Gil Leonardi / Imprensa MG
Gil Leonardi / Imprensa MG
País vive cenário de relativa estabilidade da curva epidemiológica no pico de mortes há semanas, mas sempre acima de mil óbitos diários em média. Não há sinais de regressão

São Paulo – Em mais um dia com o número de mortes acima dos 600 em 24 horas, o Brasil se aproxima de 10 mil vítimas do novo coronavírus. Já o número de casos oficiais da covid-19 também teve crescimento expressivo. Conforme dados divulgados nesta quinta-feira (7), foram registrados 9.888 novos doentes no período, totalizando 135.106.

A letalidade do novo coronavírus segue em 6,8%, números acima da média global, que fica em torno dos 2%. A subnotificação é uma realidade pelo baixo número de testes oferecidos pelo poder público. Estudos de diferentes entidades de ensino e pesquisa alertam para o fato de que o vírus pode estar muito mais disseminado, ao menos 15 vezes mais do que os dados oficiais.

O epicentro da crise do novo coronavírus no Brasil segue em São Paulo, com 39.928 doentes e 3.206 mortos. O elevado número levou o governador João Doria (PSDB) a decretar luto oficial, além de indicar o endurecimento de medidas de distanciamento social. A partir de segunda-feira (11), o rodízio de veículos na capital será ampliado, deixando de fora metade da frota por dia.

O número de paulistas que aderiram ao isolamento está em 47%, muito abaixo do ideal, de 70%. As UTIs da Grande São Paulo estão próximas a 90% de ocupação, e o vírus ganha força no interior, apesar do avanço tardio do novo coronavírus em comparação com a capital.

Números

O segundo estado com maior disseminação da covid-19 é o Rio de Janeiro, com 14.156 doentes e 1.394 mortos. Autoridades locais apontam para o colapso iminente do sistema de saúde, por falta de leitos e equipamentos de segurança. Também passam por situação semelhante o Ceará, com 13.888 casos e 903 mortos, e Pernambuco, com 10.824 doentes e 645 mortos.

Os locais que enfrentam piores situações por colapso em sistemas de saúde e funerário estão no Norte. Amazonas foi o primeiro estado a apresentar problemas mais severos, e soma 10.099 casos e 806 mortos. O Pará vive situação similar, o que fez com que o governador, Helder Barbalho (MDB), decretasse lockdown em 10 cidades. Por lá, são 5.524 casos e 410 mortos, com a capital, Belém, em situação mais complicada.

A curva epidemiológica segue em ascensão, e ainda não existe confirmação sobre quando, exatamente, o país chegará no pico. A recomendação segue o isolamento social, para tentar achatar a curva e evitar uma tragédia maior.

Curva ascendente do novo coronavírus no Brasil. Fonte: Ministério da Saúde


Leia também


Últimas notícias