Pesquisas mostram Dilma na frente e maioria decidida

Pesquisa aponta diferença de 27 pontos percentuais a favor da petista. Disputa seria definida em primeiro turno se a eleição fosse hoje

Dilma tem 51% no Vox Populi e no Ibope (Foto: Rodolfo Stuckert Filho/Divulgação)

São Paulo – A diferença de intenção de voto entre os dois primeiros colocados é de 27 pontos percentuais, aponta pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (17). Dilma Rousseff (PT) teria 51% dos votos se a eleição fosse hoje, contra 24% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) tem 8%, de acordo com o levantamento encomendado pela TV Bandeirantes e pelo portal IG. Com o resultado, a disputa seria definida em primeiro turno.

Segundo o Ibope, em pesquisa divulgada pela TV Globo, Dilma aparece com 51%, mantendo o mesmo percentual. Serra tem 25%, dois a menos. Já Marina subiu três pontos para 11%. Brancos e nulos chegam a 6% e indecisos, 7%. O levantamento também conclui que a candidata petista seria eleita em primeiro turno. Em ambos os estudos, os demais candidatos não alcançaram 1%.

A última pesquisa nacional realizada pelo Vox Populi ocorrou em agosto. Desde então, a postulante governista avançou seis pontos percentuais. Serra caiu cinco pontos e é o candidato com maior rejeição, de 27%. Dilma não teria o voto de 18%. Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado aos entrevistados, Dilma tem 45% ante 20% do tucano.

Segundo o levantamento, 78% dos eleitores estão decididos a respeito do pleito presidencial. No Nordeste, o índice alcança 83%, enquanto em áreas rurais chega a 85%. Entre os homens, pessoas com mais de 50 anos, grau de instrução até o ensino superior e ganhando mais de cinco salários mínimos, mais de 80% prometem não mudar de ideia na hora do voto.

Dilma venceria em todas as regiões e segmentos da sociedade de faixa etária, escolaridade e religião. Ainda de acordo com o Vox Populi, no Nordeste, ela tem o melhor desempenho (65%). Por isso, Serra e Marina têm seus piores índices, respectivamente 17% e 6%.

O estudo indica que o bom desempenho da candidata do governo tem relação com o prestígio de seu principal cabo eleitoral. A conduta de Luiz Inácio Lula da Silva é qualificada como ótima e boa por 77%.

A pesquisa Vox Populi foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número 30.235/10. Participaram 1.806 eleitores de 14 a 16 de setembro , e a margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, ouviu 3.010 no mesmo período. O registro no TSE está sob o número 30271/2010. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

CandidatoVox populiibope
 Dilma Rousseff (PT)51%51%
 José Serra (PSDB)24%25%
 Marina Silva (PV)8%11%
Brancos e nulos Não considerado7%
 Indecisos Não considerado 6%