TRE vai ‘redistribuir’ eleitorado em São Paulo, mas local de votação não muda
Mudanças são parciais e atingirão 13 municípios, incluindo a capital
Publicado 15/11/2023 - 11h26

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que vai “reorganizar” parte do eleitorado, alegando busca de maior eficiência. Mas os locais de votação permanecem os mesmos.
As mudanças envolvem 13 municípios, incluindo a capital (veja a final do texto). Segundo o tribunal, as alterações, que entram em vigor em 1º de dezembro, “incluem cisão, extinção e criação de zonas, bem como remanejamento de municípios e redistribuição do eleitorado”. No total, a operação envolve 30 zonas e 652.283 eleitores – incluindo capital, região metropolitana e interior.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, será extinta a 398ª Zona Eleitoral (Vila Jacuí, na zona leste), que abrange 101.001 pessoas. Assim, o eleitorado dessa região será redistribuído para a 247ª (São Miguel Paulista) e para a 326ª Zona Eleitoral (Ermelino Matarazzo).
Atendimento presencial suspenso
Além disso, será criada a 428ª Zona Eleitoral (Santana de Parnaíba), que também incluíra Pirapora do Bom Jesus, na região metropolitana. Até então, o eleitorado dessas cidades ficavam na 386ª, em Barueri, que agora ficará apenas com eleitores desse município, juntamente com a 199ª.
:: Justiça Eleitoral inicia análise de processos que podem cassar mandato de Moro ::
Com isso, o atendimento presencial nos cartórios atingidos pelas mudanças ficará suspenso de 24 de novembro a 1º de dezembro. Os serviços continuarão disponíveis para solicitação na página do Tribunal. Endereços e telefones das zonas eleitorais podem ser consultados pela internet. Em caso de dúvida, o TRE oferece a Central de Atendimento, por meio do número (11) 3130-2100.
Com dados atualizados até outubro, o estado de São Paulo tem 34.007.350 eleitores. Desse total, 9.327.413 estão na capital.
Confira os municípios atingidos pelas mudanças:
- Artur Nogueira
- Buri
- Caiabu
- Campinas
- Holambra
- Itaberá
- Jarinu
- Nantes
- Pilar do Sul
- Pirapora do Bom Jesus
- Santana do Parnaíba
- São Bernardo do Campo
- São Paulo