TRE do Rio tem até a próxima semana para julgar mais de 1.300 candidaturas

Rio de Janeiro – O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) tem até quinta-feira próxima (5) para concluir o julgamento de 1.386 pedidos de registro de candidaturas. Este […]

Rio de Janeiro – O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) tem até quinta-feira próxima (5) para concluir o julgamento de 1.386 pedidos de registro de candidaturas. Este número faz parte das 2.696 candidaturas inscritas para as eleições de 2010. Para julgar todos esses pedidos, o tribunal tem se reunido em sessões extraordinárias, como a de hoje (29).

Dos pedidos pendentes de exame, o TRE-RJ já examinou 1.310 pedidos de registro de candidatura até ontem (28), com 80% dos pedidos sendo deferidos. A assessoria do órgão informou que a maior causa de indeferimentos são irregularidades com relação à documentação apresentada. Porém, o candidato pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem até o dia 19 de agosto para dar a decisão final.

Entre os registros já aprovados pelo órgão eleitoral, estão os dos candidatos a governador Fernando Gabeira (PV) e Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, além de César Maia (DEM), que concorre ao Senado Federal. Segundo o TRE, os registros indeferidos até agora são de candidatos a deputado estadual e federal pelo PDT.