Skaf defende candidatura Ciro em meio a debate no PSB

Se Ciro não for candidato ao Planalto, pode prejudicar planos de Paulo Skaf para o governo de SP (Foto: Masao Goto Filho/CNI Divulgação) São Paulo – No dia em que […]

Se Ciro não for candidato ao Planalto, pode prejudicar planos de Paulo Skaf para o governo de SP (Foto: Masao Goto Filho/CNI Divulgação)

São Paulo – No dia em que Ciro Gomes se encontrou com dirigente do PSB, o presidente da Fiesp e pré-candidato ao governo de São Paulo pela legenda, Paulo Skaf, defendeu a candidatura do deputado à Presidência da República.

A defesa coincide com o acirramento do debate dentro do PSB em torno da candidatura de Ciro.

“Se depender da minha opinião, eu acho que o Ciro deveria sim ser candidato à Presidência da República”, disse Skaf em entrevista à radio Bandeirantes nesta quinta-feira (22).

Depois de um artigo divulgado na semana passada que foi mal recebido pela direção do partido, Ciro forçou um posicionamento sobre seu futuro político. Nesta tarde, o deputado conversou com o vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, em um pré-entendimento para a reunião da executiva marcada para dia 27 de abril, quando haverá uma definição.

Pesa na decisão a pressão do Palácio do Planalto para que Ciro abdique da candidatura em busca de seu apoio à pré-candidata Dilma Rousseff (PT). O argumento é de que uma candidatura única da base governista daria mais fôlego à petista na disputa com José Serra (PSDB).

O PSB leva em conta também a composição de alianças que pretende fazer com o PT nos Estados. Os exemplos são Amapá, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Paraíba, São Paulo e Rio Grande do Sul, em que o PSB quer a cabeça de chapa e poderia contar com o apoio petista.

Pesam ainda na decisão a dificuldade em realizar alianças nacionais e o curto espaço para a campanha de TV, de 2 minutos.

Coincidentemente, os governadores pessebistas de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente da legenda, e do Ceará, Cid Gomes, irmão de Ciro, reúnem-se nesta tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para tratar da ferrovia Trasnordestina.

Na mais recente pesquisa Ibope, Ciro caiu de 11 para 8 por cento, empatado com Marina Silva (PV).

Fonte: Reuters
Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello