Site vai conferir honestidade de candidatos

Iniciativa amplia controle social sobre eleições e espera reunir políticos que assumam comprometimento com ética e transparência

Logotipo oficial da campanha Ficha Limpa (Foto: Reprodução)

São Paulo – Entidades que atuam para a moralização da política brasileira lançaram, na noite da quarta-feira (28), o site Ficha Limpa – um instrumento para ampliar o controle social sobre o processo eleitoral.

O trabalho é assinado pela Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Instituto Ethos e está no ar desde a manhã desta quinta-feira (29), no endereço www.fichalimpa.org.br.

O site convida o candidato a fazer um cadastro voluntário de candidatos que atendem à Lei da Ficha Limpa e se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral. Políticos que não nunca tenham respondido a processos na Justiça, nem renunciado a mandato para escapar de cassação, por exemplo, podem se inscrever e expor dados sobre suas campanhas para a população.

Com isso, esperam os organizadores do site, o candidato se posiciona de acordo com a lei e podem ir além dela – assumindo o compromisso de prestar contas de sua trajetória eleitoral, de forma clara e objetiva, informando semanalmente a origem e o montante dos recursos obtidos para suas campanhas, bem como os gastos realizados.

Pela atual legislação eleitoral, o candidato só precisa prestar contas aos tribunais eleitorais trinta dias após o término do pleito.

Para que qualquer internauta acesse as informações sobre os candidatos cadastrados, o site dispõe de um sistema de busca que combina filtros como nome, número no TRE, idade, gênero, cor ou etnia, cargo a que concorre, Estado e partido.

Também será possível interagir diretamente na campanha, questionando-se o teor das informações dos candidatos registrados, desde que se apresentem documentos comprobatórios. Denúncias passarão pelo administrador do site e encaminhadas aos órgãos competentes.

“Políticos que forem flagrados burlando informações para aparecer no site serão expulsos e as notícias sobre expulsões serão amplamente divulgadas para a imprensa”, promete ODed Grajew, presidente do Instituto Ethos.

“Sem um controle social democrático, a Lei Ficha Limpa pode acabar no esquecimento, como tantas outras boas legislações no Brasil. Muitos dos inúmeros escândalos do país têm origem no financiamento das campanhas”, completa Grajew.

Ele explica que é importante que o eleitor cobre de seu candidato o registro no site Ficha Limpa, acompanhe as informações e mobilize outras pessoas a fazer o mesmo em relação aos demais candidatos. “Esta é a hora da verdade. É a hora de os candidatos afirmarem seus compromissos com a ética, a honestidade e com a população, em vez de se comprometerem apenas com seus financiadores, como vem sendo a prática entre os políticos desse país.”