Crime de ameaça

PT quer esclarecimentos de general Heleno sobre militar que ameaça posse de Lula

Bancada do partido pediu à Câmara a convocação do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para esclarecer o envolvimento do militar da Marinha Ronaldo Ribeiro Travassos, que ameaçou a posse de Lula e defende “tiros na cabeça” de petistas. Travassos trabalha no gabinete

Carolina Antunes/PR
Carolina Antunes/PR
General Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Bolsonaro, diz não se lembrar do grupo

São Paulo – A bancada do PT na Câmara quer que o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), esclareça as ameaças do militar da Marinha Ronaldo Ribeiro Travassos contra a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso protocolou requerimentos nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

O objetivo é que o general preste esclarecimentos em cada uma delas sobre a transgressão disciplinar do militar bolsonarista lotado em seu gabinete. Militar da ativa, está impedido de participar de manifestações político-partidárias. A Constituição de 1988 (art. 142, §3º, V) proíbe a filiação de militares da ativa a partidos políticos. No mesmo sentido, o artigo. 45 do Estatuto dos Militares (Lei 6.880/1980) veda “quaisquer manifestações coletivas, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político”.

Além de fazer ameaças à posse de Lula, Travassos defende a morte de petistas. Mais especificamente, “tiro na cabeça de quem faz o L”. Por essa razão, a bancada do PT ingressou ontem (29) com medida contra o militar no Supremo Tribunal Federal.

Organização criminosa e ameaça a Lula

Na denúncia protocolada pelo líder da bancada, deputado Reginaldo Lopes (MG), a legenda requer o afastamento do primeiro-sargento da Marinha de suas funções no Gabinete do general Augusto Heleno. E também que seja proibido de participar de atos antidemocráticos, sob pena de prisão.

Os parlamentares também denunciaram Travassos por organização criminosa contra o Estado democrático de direito e por ameaçar o presidente eleito e seus eleitores, incitação e apologia à prática de crimes contra o resultado eleitoral e incentivo às práticas de atos inconstitucionais contra as instituições democráticas, entre outros.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Travassos gravou e compartilhou áudios e vídeos em que incita o golpe de Estado a favor do presidente derrotado nas urnas Jair Bolsonaro (PL). E convoca seus contatos para manifestações antidemocráticas em frente a quartéis das Forças Armadas.

“Quem faz o L tem que levar tiro na cabeça”

“É isso mesmo cara. Tem um monte de colega unido. Tem gente nesse grupo. Grupo de fora. No grupo do meu prédio tem 17 moradores, seis fazem o L ,pô”, esbraveja o militar em um áudio que circula nas redes sociais. Na sequência, ele diz que é preciso identicar os petistas, que devem levar “tiro na cabeça”.

“Nos precisamos saber quem é quem porque a guerra civil vai rolar, mermão. Se precisar, mermão, um patriota eu vou defender. Se o meu irmão faz o L é tiro na cabeça. Não to falando isso de brincadeirinha não, gente. É sério. Quem faz o L é terrorista gente. Tem que morrer mesmo. Ou mudar o morrer. Não tem jeito pra uma pessoa dessa”, diz.

Ele prega ainda o boicote a determinadas empresas, que chama de “financiadoras ‘do comunismo'”. “Essas firmas aí que financiam a esquerda, tem que evitar. É Boticário, Natura, Magazine Luiza, o posto aí de combustíveis, elimina tudo. A Pão Dourado, não tem que comprar mais. Tem que evitar mesmo. Financiam o comunismo. Tem de ficar fora disso. Deixa que o pessoal q faz o L fiquem com eles. Os 60 milhões que com eles, pessoal ladrão… não apaga não…a gora vou ter de ficar printando tudo.. apagaa foto, apaga texto, o grupo da bixiga”.

Confira

Neste outro vídeo, o militar afirma que Lula não subirá a rampa.