PT homologa pré-candidatura de Luiz Marinho à prefeitura de São Bernardo

O pré-candidato petista à prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, que deverá ter DEM e PSD na coligação (cc/blogdoplanalto/flickr) São Paulo – O PT realiza encontro municipal em São Bernardo, […]

O pré-candidato petista à prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, que deverá ter DEM e PSD na coligação (cc/blogdoplanalto/flickr)

São Paulo – O PT realiza encontro municipal em São Bernardo, no ABC paulista, neste sábado (28), que terá como principal ponto de pauta a homologação da candidatura do atual prefeito Luiz Marinho à reeleição. Também serão discutidas as diretrizes para o plano de governo petista na cidade e a atuação dos vereadores da base. Serão conhecidos no evento os nomes dos 51 candidatos petistas que concorrerão às vagas de vereador na cidade.

O partido também discute o ingresso do DEM e do PSD na base aliada que acompanha Luiz Marinho na candidatura à reeleição, tema que encontra resistência dentro da legenda.

De acordo com o presidente municipal do PT, Wanderley Salatiel, a tendência é de polêmica em torno do assunto, mas a aliança deve ser preservada. “Esta será a grande discussão interna, mas estamos caminhando para manter a aliança. Não há motivos para não tê-los como aliados”, avaliou. 

Para Salatiel, a atuação do DEM na base aliada da Câmara tem justificado a manutenção da parceria. “Eles têm nos ajudado muito no Legislativo. Existem partidos que estão lá em cima com o governo e não fazem o que o DEM já fez. Não há motivos para tirá-los da base”, argumentou.

Vice-prefeito

Outro tema que deve esquentar o debate é a nomeação do vice-prefeito. A expectativa é de que o assunto não avance até as convenções, em junho, mas há uma tendência de que o cargo fique com o PMDB, já que o regimento interno do PT – que será votado no encontro – propõe que as chapas sejam formadas seguindo a orientação nacional. O PMDB ocupa a vaga de vice-presidência com Michel Temer no governo Dilma Rousseff. Em São Bernardo, o vereador Tunico Vieira é um dos mais cotados para a vaga.

“A discussão do vice será construída com a coligação, que tem cerca de 20 legendas. Por isso prolongaremos até as convenções”, afirmou Wanderley Salatiel.  Apesar da chapa pura já ter sido descartada por Marinho, o presidente da sigla ainda considera a hipótese. A orientação é de que a decisão seja do diretório municipal.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram convidados para participar do evento, mas não confirmaram presença.O  encontro ocorrerá no Salão Nobre da Universidade Metodista, em São Bernardo. O evento vai das 8 às 18h.

Candidatos

Nesta semana, o PT de Santo André homologou a candidatura do deputado estadual Carlos Grana ao Paço e a chapa com 40 candidatos a vereador. O PT de Mauá também homologou a candidatura de Oswaldo Dias à reeleição. Ambas as chapas ainda não definiram os nomes à vice-prefeitos.

Com informações do ABCD Maior

Leia também

Últimas notícias