PT vai à Justiça contra Graeff e PSDB por ‘campanha suja’

Dutra quer apuração pelo Ministério Público Eleitoral (Foto: Paulino Menezes/Divulgação) São Paulo – Diante dos indícios de guerra na internet para o período de campanha eleitoral, o diretório nacional do […]

Dutra quer apuração pelo Ministério Público Eleitoral (Foto: Paulino Menezes/Divulgação)

São Paulo – Diante dos indícios de guerra na internet para o período de campanha eleitoral, o diretório nacional do PT ingressou, na tarde desta sexta-feira (30), com duas representações contra o PSDB. O coordenador da campanha de José Serra na internet, o cientista político Eduardo Graeff, é apontado como responsável por preparar sites que poderiam ser usados para o que os petistas consideram que seria “campanha suja”.

Graeff registrou domínios como “Gente que mente” e “Petralhas”. Apesar de negar ter intenção de promover baixarias durante o período eleitoral, Graeff deve ser alvo de investigações do Ministério Público Eleitoral, pelo menos se depender do presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Uma das representações foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acusa os tucanos de propaganda negativa e antecipada. Se o PSDB for condenado, terá que pagar multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil, além de retirar o conteúdo do site.

A outra é um pedido endereçado à Procuradoria-Geral da República para abrir processo que apure suposto crime eleitoral praticado pelo PSDB, o que acarretaria detenção de três meses a um ano do responsável.

“O site foi criado por dirigentes do PSDB, que acusam a pré-candidata de mentirosa”, disse o deputado José Eduardo Cardozo (SP), secretário-geral do PT e um dos coordenadores da campanha de Dilma. “A campanha tem de se processar em alto nível, e não atingir a honra de uma pessoa”, acrescentou.

Segundo o site do PT, a legenda deve pedir aplicação de multa ao PSDB. “Não é a primeira vez que Eduardo Graeff é relacionado a uma guerra suja na internet”, lembra Dutra em entrevista ao TerraMagazine.

“Na verdade, a gente está entrando com uma representação no Ministério Público Eleitoral para a apuração de crime eleitoral e responsabilidade sobre os sites, o ‘Gente que mente’ e o ‘petralhas’. Caso se comprove a responsabilidade do Eduardo Graeff e outras pessoas, aí a gente vai entrar com uma ação na área cível por danos morais”, explicou.

Dutra vê “uma série de acusações” em páginas como o “Gente que Mente”, incluindo propaganda eleitoral antecipada.

Apesar de o site ter sido criado antes do período de pré-campanha eleitoral, membros do diretório nacional do PT disseram que só agora identificaram os ataques. A página é repleta de charges de Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.