disputa

PT vai à Justiça reivindicar mandato da senadora Marta Suplicy

Legenda defende que fortalecer a democracia passa também pela fidelidade partidária e atribui desfiliação a 'oportunismo eleitoral'. Marta promete brigar pela manutenção do mandato

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Em nota, senadora promete lutar com todas as forças pela manutenção do mandato

São Paulo – Em decisão unanime divulgada ontem (12), o diretório estadual do PT em São Paulo decidiu reivindicar na Justiça Eleitoral o mandato da senadora Marta Suplicy, que formalizou sua desfiliação da legenda no último dia 28 de abril. Para o partido, o mandato pertence à legenda e não à chapa que elegeu Marta para o cargo de senadora. O PT pede que o ex-deputado Paulo Frateschi, segundo suplente, assuma o posto.

Em nota, o presidente do diretório, Emidio de Souza, afirmou que o partido “nunca cerceou as atividades partidárias ou parlamentares da atual senadora”, mas acredita que o fortalecimento da democracia “passa pelo fortalecimento da fidelidade partidária e pelo respeito à vontade do eleitor”.

Também em nota, Marta Suplicy promete lutar pela manutenção no mandato.

Leia a nota do PT na íntegra:

Em reunião realizada na segunda-feira (11) na sede do Diretório do PT-SP, a Comissão Executiva Estadual aprovou, por unanimidade dos presentes, requerer na Justiça Eleitoral o mandato da senadora Marta Suplicy.

Após sucessivas recusas em dialogar com a direção do PT sobre as razões de suas supostas insatisfações, Marta formalizou sua desfiliação do partido movida unicamente por interesses eleitorais e desmedido personalismo.

O PT nunca cerceou as atividades partidárias ou parlamentares da atual senadora, ao contrário disso, Marta Suplicy foi sucessivamente prestigiada ao longo dos anos, com o apoio da militância e das direções, sendo eleita deputada federal, prefeita, senadora e nomeada duas vezes ministra de Estado.

O aperfeiçoamento da nossa democracia passa pelo fortalecimento da fidelidade partidária e pelo respeito à vontade do eleitor. Os projetos pessoais e as conveniências do oportunismo eleitoral não podem se sobrepor aos projetos coletivos, que lhe dão abrigo, e nem deformar a vontade do eleitor expressa nas urnas.

São Paulo, 12 de maio de 2015.

Emidio de Souza
Presidente do Diretório Estadual PT-SP

Leia a nota da senadora Marta Suplicy na íntegra:

“Lutarei, com todas as minhas forças, para a manutenção do mandato de senadora que o povo de São Paulo me conferiu.Foi para melhor desempenhá-lo, e em nome de seu pleno exercício, que solicitei minha desfiliação ao Partido dos Trabalhadores.

Minha luta se dará em todas as instâncias judiciais e fora delas também.

Tenho certeza que os mais de 8 milhões de eleitores que manifestaram sua vontade, e me honraram com seus votos, não serão frustrados em sua vontade e soberania popular.

Continuarei lutando pelos mesmos princípios que sempre nortearam minha vida, bem como minha atividade parlamentar oriunda da representação política de meu mandato.

Senadora Marta Suplicy”