1º de fevereiro

Psol lança Chico Alencar para a presidência da Câmara

Ele disputará com os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG)

memória ebc

Para Psol, candidatura de Chico Alencar representa uma reação ao discurso de negação da política

Brasília – A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no próximo dia 1º, terá quatro candidatos. O Psol lançou hoje (23) o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) para concorrer ao cargo. Ele disputará com os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

“A candidatura do deputado Chico Alencar à presidência da Casa representa uma reação ao discurso de negação da política e à necessidade de que o Legislativo – constituído, predominantemente, por despachantes do grande capital que vertebra o sistema político – se abra aos clamores da população”, diz a nota de lançamento da candidatura divulgada pela assessoria do partido.

O partido espera contar com os votos dos deputados mais ligados à pauta progressista defendida pelo Psol. Além disso, com a eleição polarizada entre os candidatos do PT e do PMDB, os socialistas podem se beneficiar dos votos da oposição e dos que tiverem resistência aos dois, mas ainda terá de superar Delgado na disputa por esse grupo.

Este ano, o Psol, que até 2014 tinha três deputados federais, contará com cinco representantes na Câmara. Além de Alencar, integrarão a bancada do partido a partir de fevereiro os deputados Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ), e os novatos Edmilson Rodrigues (PA) e Cabo Daciolo (RJ).