Presidente do BC pede prazo de 24 horas para decidir se fica no cargo

Lula reforça pedido para que Henrique Meirelles desista de disputa eleitoral e permaneça no posto até fim do governo

Brasília – O presidente do Banco Central (BC), ministro Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (30) que pediu prazo de 24 horas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para decidir se permanece à frente da instituição ou se deixará o cargo para disputar as eleições de outubro.

Meirelles disse que Lula pediu a ele para ficar na presidência do BC para dar continuidade ao trabalho de estabilização da economia e às ações para manter o crescimento do país.

“Com minha experiência como banqueiro, deixo para ter a inclinação da hora que tiver de tomar a decisão”, assinalou Meirelles, ao explicar o pedido de prazo ao presidente Lula para tomar a decisão sobre seu futuro.

Desde que anunciou sua filiação ao PMDB em setembro do ano passado, o presidente do BC criou expectativa sobre sua participação nas eleições deste ano.

Inicialmente cotado para disputar o governo de Goiás, essa possibilidade acabou descartada com a candidatura do prefeito de Goiânia e companheiro de partido, Iris Rezende –confirmada nesta terça-feira.

As outras opções seriam disputar uma cadeira no Senado ou tentar se viabilizar para ser o vice na chapa liderada pela ministra Dilma Rousseff (PT) na disputa à Presidência. Essa hipótese, no entanto, esbarra no fato de o PMDB ter no seu presidente, e presidente da Câmara, deputado Michel Temer, o nome para essa função.

Com informações da Reuters e da Agência Brasil.