Sem apoio para ser vice de Dilma, Meirelles pode ficar no BC

Filiado ao PMDB em setembro de 2009, Meirelles ouviu pedido de Lula para ficar. Ele era cotado para o Senado ou até a governador de Goiás

Presidente do BC, Henrique Meirelles pode usar cargo em organismo internacional como motivação para não disputar eleições (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

São Paulo – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), pode desistir de se desincompatibilizar do cargo para disputar as eleições. Sem apoio dentro do PMDB nem entusiasmo no PT para ser vice na chapa da pré-candidata Dilma Rousseff, ele estaria disposto a manter o posto no BC para exercer o mandato de conselheiro do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

Meirelles é cotado para disputar o governo de Goiás ou uma vaga no Senado, além da possibilidade de acompanhar a ministra-chefe da Casa Civil na corrida presidencial. Filiado ao PMDB desde setembro de 2009, era esperada sua volta à disputa eleitoral. Em 2002, ele chegou a ser eleito deputado federal pelo PSDB de seu estado, mas se licenciou para assumir o comando do Banco Central.

A hesitação de Meirelles foi revelada a colegas de legenda em jantar na noite de terça-feira (30), em Brasília. Segundo o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), presente ao encontro, a impressão gerada pelo presidente da autoridade monetária é de que ele deve desistir de deixar o cargo, “a não ser que tenha alguma reviravolta”.

Por ter status de ministro, Meirelles era um dos dez integrantes do primeiro escalão do governo federal a sair da administração para concorrer nas eleições deste ano. Para poder disputar o pleito, é necessário que não haja vínculos com cargos públicos no Executivo até seis meses antes do primeiro turno. Assim, o prazo máximo é este sábado (3 de abril).

O jantar foi oferecido pelo presidente da Câmara e do partido, deputado Michel Temer (PMDB-SP), e contou com a participação de parlamentares.

O posto de membro do Conselho Diretor do BIS e presidente do Conselho Consultivo das Américas do órgão é exercido pelo titular da autoridade monetária brasileira pela primeira vez. A instituição funciona como uma associação de bancos centais de diferentes países, em que são discutidos padrões mínimos de garantias e regulamentação.

Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de terça-feira, Meirelles não manifestou definição sobre sua saída ou permanência. A reunião foi uma da série de discussões entre Lula e os ministros demissionários. O presidente brasileiro teria pedido que Meirelles permanecesse no cargo até o fim do governo.

Com informações da Reuters