"Agora vai"

Presidenta em exercício do CFM chama vândalos de Brasília de ‘pessoas de bem’

Médica fez postagens de apoio aos atos terroristas, durante invasão do Congresso

Reprodução
Reprodução

São Paulo – Presidente interina do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rosylane Nascimento das Mercês Rocha compartilhou em rede social imagens dos ataques ao Congresso na tarde de ontem (8). O parlamento foi um dos alvos dos terroristas, que incluíram ainda o Palácio do Planalto, sede do Executivo, e a sede Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme imagens divulgadas pelo jornal Correio Braziliense, a médica cirurgiã e do Trabalho postou vídeos do momento em que os invasores sobem a rampa do Congresso, após passar por policiais. Incluiu uma legenda: “Agora vai”. E publicou imagem de uma escultura, Justiça, instalada diante do STF, com a frase “Perdeu mané”. Posteriormente, ela pôs o perfil no privado.

Ela ainda compartilhou publicação de um jornal que mostrava policiais deixando barreiras na Esplanada dos Ministérios para comprar água de coco. “Polícia é para prender bandido e não pessoas de bem”, afirmou, que até o ano passado presidiu a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). O Correio não conseguiu contato com a médica. A RBA enviou e-mail, que até a conclusão desse texto não teve resposta. Se houver, o posicionamento será incluído.

Defesa da cloroquina

O diário brasiliense lembrou que a médica chegou a apoiar o uso de hidroxicloroquina durante a pandemia de covid-19, em nome da “autonomia” profissional. Durante a CPI da Covid, fez postagens de apoio à colega Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina“, e ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Se a presidenta em exercício apoiou o ato, a CFM, ao menos formalmente, repudiou. Em nota publicada no site, a entidade disse reprovar as manifestações. “Neste momento, o CFM reitera a necessidade de que todos, população e as autoridades, observem as determinações legais, contribuindo com a construção de um ambiente favorável ao Estado Democrático de Direito.”