Violência

Posses de Anielle Franco e de Sonia Guajajara são adiadas após atos de terror em Brasília

Ministras da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas fariam cerimônias no Palácio do Planalto

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Local onde ocorreriam as posses também não escapou do vandalismo

São Paulo – As posses das ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) foram adiadas devido aos atos de terror de ontem (8) em Brasília. O local do evento, o próprio Palácio do Planalto, foi destruído pelos golpistas que atacaram ontem prédios públicos na capital federal.

Seria “uma ocupação política histórica”, escreveu Anielle em rede social. Assim, ainda ontem, por questão de segurança, ficou decidido o adiamento da posse, que estava prevista para as 16h desta segunda-feira (9). São inadmissíveis práticas de terrorismo que estamos presenciando em Brasília. As forças de segurança precisam ser utilizadas para defender o Estado Democrático de Direito”, afirmou ainda a ministra.

“A violência e o incentivo a atos golpistas seguem como a marca dos apoiadores do ex-presidente do Brasil. Todos aqueles que estão vandalizando e invadindo o Congresso, o STF e o Planalto, assim como seus financiadores, precisam ser responsabilizados com celeridade”, acrescentou Anielle.

Acampamento bolsonarista em Brasília é desmontado. Ordem é para identificar e prender

Já a posse de Sonia Guajajara ocorreria amanhã, no mesmo local. Ainda não há nova data. “Não podemos chamar de manifestantes, mas sim de terroristas quem comete atentados contra a democracia e o patrimônio público. O GDF (Governo do Distrito Federal) tem total conivência por não antever uma segurança no DF para evitar essa invasão na Esplanada”, afirmou a ministra dos Povos Indígenas, que ainda ontem defendeu intervenção, horas depois confirmada. Na semana passada, ela havia anunciado o jurista e antropólogo Eloy Terena como secretário-executivo.