são paulo

Policiais comandam Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa

Delegado Olim e Coronel Camilo ocupam presidência e vice-presidência do colegiado que tem apenas um membro da oposição ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), o petista Luiz Fernando

Maurício de Souza/Alesp

Coronel Telhada (esq.) e Delegado Olim (ao centro) em reunião que definiu o segundo como presidente

São Paulo – Em reunião realizada hoje (5), a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de São Paulo elegeu os deputados Delegado Olim (PP) e Coronel Camilo (PSD) para os cargos de presidente e vice-presidente do colegiado para o primeiro biênio da 18ª legislatura.Na legislatura anterior, o pastor evangélico Adilson Rossi (PSB) foi o presidente do colegiado entre 2011 e 2014.

Além de presidente e vice, a comissão tem ainda, em sua composição, o Coronel Telhada (PSDB) e Gil Lancaster (DEM), que já foi membro da Rota. Apenas um parlamentar, Luiz Fernando Teixeira (PT), representa a oposição ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) na comissão.

Apesar de ser esmagadora minoria, o petista acredita que sua tarefa é promover o debate sobre “os porquês dos problemas da segurança” no estado de São Paulo e tornar essa discussão o mais pública possível. “O governo tem uma atuação exclusivamente curativa. Por que não é debatido o fato de o menino ser cooptado pela criminalidade? Temos um governo que acaba de fechar 3 mil salas de aula e, em contrapartida, apoia a redução da maioridade penal. É uma incongruência sem tamanho”, diz Luiz Fernando. “Nossa polícia se preocupa em atacar a violência, mas não prevenir. Prioritário na comissão de Segurança Pública é debater as causas, o papel do estado na construção de uma geração melhor.”

O parlamentar afirma que a valorização profissional, incluindo salários e condições de trabalho das polícias Militar e Civil também deve fazer parte do debate na Assembleia e, particularmente, na comissão.

Segundo ele, o papel de sua representação “é fazer o contraponto e debater as causas dos problemas da segurança, a falta de cuidados com nossas crianças e dos nossos jovens, o pouco investimento, o sucateamento de educação no estado e os índices crescentes de criminalidade, tornando esse debate público”.

No primeiro trimestre de 2015, a Polícia Militar (PM) paulista matou 185 pessoas em operações. Em 20 anos, o número é inferior apenas ao primeiro trimestre de 2003, quando 196 pessoas morreram em ações da corporação.

Além do Delegado Olim e do Coronel Camilo na presidência e na vice, figuram como membros da comissão três deputados do PSDB: Coronel Telhada, Luiz Fernando Machado e Orlando Morando. Os outros são Jooji Hato (PMDB), Fernando Cury (PPS), Celso Nascimento (PSC), Ed Thomas (PSB), o democrata Gil Lancaster e o opositor petista Luiz Fernando.

Segundo a agência de notícias da Assembleia Legislativa, já eleito presidente, o Delegado Olim disse que a comissão precisa mostrar à população que seus integrantes estão dispostos a ajudá-la numa conjuntura em que “a insegurança é o que as pessoas têm nas ruas”.

O presidente do colegiado prometeu colocar sua experiência como delegado para realizar “um trabalho que honre a comissão”.

Assuntos Metropolitanos

Também hoje, foi eleito o presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM), que será o deputado Davi Zaia (PPS), ex-secretário de Gestão Pública de Alckmin. O Coronel Telhada (PSDB) será o vice.