caçada

PF prende quinto suspeito de ajudar na fuga de detentos

Ministro Ricardo Lewandowski confirmou a prisão e disse que os fugitivos ainda estão na região do entorno da penitenciária, onde se concentram as buscas

Jamile Ferraris/MJSP
Jamile Ferraris/MJSP
"Imaginamos que eles ainda estejam na cercania, nas proximidades", afirmou Lewandowski, sobre a fuga dos detentos

São Paulo – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou que a Polícia Federal (PF) prendeu mais um suspeito de ajudar na fuga dos detentos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Lewandowski não deu detalhes da prisão. Mas investigadores trabalham com a hipótese de que o homem recebeu R$ 5 mil para esconder os dois fugitivos em sua propriedade rural, a 30 quilômetros da unidade prisional.

Esta é a quinta prisão desde o início das buscas, que entraram no 13º dia. De acordo com o ministro, os fugitivos ainda estão nos arredores do presídio. A operação de recaptura conta com 100 agentes da Força Nacional e mais 500 agentes de segurança, entre policiais militares, civis, federais e rodoviários federais.

“As informações que nós temos é que esses dois fugitivos ainda estão na região. Já tivemos quatro prisões e, hoje, tivemos uma outra prisão, mediante mandado judicial, de um colaborador com esses fugitivos”, afirmou o ministro. Ele deu as declarações durante entrevista coletiva na Embaixada da Alemanha, em Brasília, onde esteve nesta segunda-feira (26) para a assinatura de um acordo na área de segurança.

O quinto preso é um mecânico, de 38 anos. No final de semana, ele chegou a procurar a polícia e afirmou ter sido ameaçado a ajudar na fuga. A PF, porém, identificou inconsistências nos relatos e pediu a detenção do suspeito, que contou com o aval da Justiça Federal do RN.

Na semana passada a PF prendeu três homens em Mossoró, também acusados de ajudar os dois fugitivos. Já, no Acre, os policiais realizaram a detenção do irmão de um dos fugitivos, também por suspeita de auxiliar a dupla.

Celular usado pelos fugitivos

Além disso, ontem, os policiais também encontraram um celular que teria sido usado pela dupla. De acordo com o portal g1, eles acharam o aparelho em uma das trilhas na área de buscas. O celular estava no meio da lama e sem o chip. Ainda assim, a perícia espera extrair pistas que possam levar à captura dos fugitivos. Por outro lado, os investigadores também apontam que a descoberta do aparelho pode indicar que a dupla vem recebendo apoio de outros criminosos.