Aproximação

Pezão tem sua primeira audiência com Dilma como governador do Rio

Governador do Rio de Janeiro aproveitou visita para aparar possíveis arestas e manter bom relacionamento com Palácio do Planalto, já que PT terá candidatura de Lindbergh Farias no estado

josé cruz/abr

Apesar da candidatura própria do PT no Rio, Pezão tem boa relação com Dilma e a quer em seu palanque

Brasília – Poucos dias depois de ser empossado, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB), participou nesta terça-feira (8) da sua primeira audiência oficial com a presidenta Dilma Rousseff. O encontro teve como caráter oficial o objetivo de definir um cronograma de inaugurações de obras que estão sendo realizadas em conjunto entre governo estadual e União no Rio de Janeiro. Mas sabe-se nos bastidores que foi uma forma encontrada pelo governador de prestigiar e se aproximar da presidenta, com quem sempre cultivou um bom relacionamento. E de deixar aberto também o seu palanque na disputa para permanecer no Palácio Guanabara, uma vez que o PT já lançou a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias.

O governador chegou, inclusive, a ser elogiado pela presidência nos últimos anos, quando ocupava o cargo de vice de Sergio Cabral. Em janeiro, em encontro reservado, Dilma teria afirmado a políticos mais próximos que a decisão do PT de apoiar Lindbergh PT-RJ) ao governo do Rio e, com isso romper a aliança com o PMDB que vem desde 2006 naquele estado, deve-se a Lula e ao partido.

Segundo políticos fluminenses, a presidenta nutre por Pezão uma “afeição” que o coloca numa lista de técnicos e políticos prestigiados que inclui os ex-ministros Ciro Gomes e Gleisi Hoffmann e a presidente da Petrobras Graça Foster.

Empatia

No encontro desta tarde, Luiz Fernando Pezão, que chegou ao Planalto acompanhado do seu chefe daCasa Civil, Leonardo Espíndola, e do secretário de Obras do governo, Hudson Braga, ressaltou que dentre os temas discutidos, destacaram-se a inauguração do Arco Metropolitano, de três empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida no Rio de Janeiro, bem como a Linha 3 do Metrô e a urbanização de algumas comunidades cariocas.

“Foi um encontro muito produtivo e pretendemos fazer novas e grandes parcerias”, acentuou, ao sair do Palácio do Planalto. Segundo ele, Dilma Rousseff já teria confirmado, inclusive, presença na inauguração da fábrica da montadora Nissan no estado.