Exame/Ideia

Pesquisa no Rio de Janeiro: Lula e Bolsonaro empatam; Castro e Freixo também

Pesquisa Exame/Ideia para o Rio de Janeiro traz Lula com 37% e Bolsonaro com 36% em reduto bolsonarista. Para o governo, Castro tem 24% e Freixo 23%

Reprodução Exame
Reprodução Exame
Castro (esq) terá disputa acirrada com Freixo e cenário nacional pesará na balança

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está numericamente na frente de Jair Bolsonaro (PL) no domicílio eleitoral do ex-capitão. Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (16) traz Lula com 37% entre os eleitores do Rio de Janeiro e Bolsonaro com 36%. Portanto, a situação é de empate técnico. Em votos válidos (descontados nulos e brancos e nenhum), Lula lidera no Rio de Janeiro com 42% a 41%.

Mas, a exemplo de outras unidades da federação onde o atual presidente venceu com facilidade na eleição presidencial de 2018, no Rio de Janeiro o movimento de virada se repete. Para se ter ideia, naquele ano Bolsonaro teve 60% dos votos válidos no primeiro turno, contra 15% de Fernando Haddad (PT). No segundo, venceu por 68% a 32%.

Ciro Gomes, do PDT, aparece com 10% e, desse modo, pela margem de erro, pode estar com 7% ou 13%. No entanto, com a polarização entre Lula e Bolsonaro, e como o petista que lidera em nível nacional com chance de vencer em primeiro turno, algumas pesquisas apontam possibilidade de migração. Ou seja, cerca de metade dos eleitores de Ciro pode mudar para Lula, e uma parte menor, para Bolsonaro. Desse modo, seria um movimento dos ciristas caso verifiquem a possibilidade de Lula vencer já em 2 de outubro.

Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) têm 2% cada e Sofia Manzano (PCB) 1%, enquanto os demais (Vera Lúcia, Eymael, Felipe D’Ávila, Luciano Bivar, Pablo Marçal) ficam abaixo de meio ponto percentual. Branco, nulos e indecisos somam 12%.

É de se observar o grande contraste entre essa pesquisa Exame/Ideia para o Rio de Janeiro e a mais recente divulgada pelo Ipec (antigo Ibope). Nela, Lula tem 46% contra 31% de Bolsonaro e 4% de Ciro.

Castro 24% x 23% Freixo

O atual governador Cláudio Castro (PL), bolsonarista, tem 24% das intenções de voto para tentar a reeleição. O candidato do campo progressistas, Marcelo Freixo (PSB), tem 23%, segundo a pesquisa Exame/Ideia no Rio de Janeiro. O cenário acirrado, mostrando as forças de esquerda com chance real ir ao segundo turno e mesmo de vencer, também é uma novidade no estado.

O ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), aparece com 10%, e Rodrigo Neves (PDT), com 8%. Entre os entrevistados, 25% dizem votariam branco ou nulo ou não.

As informações são da Exame.

Saiba mais sobre pesquisas eleitorais


Leia também


Últimas notícias