eleições 2022

No Rio, Lula tem 46%, contra 31% de Bolsonaro, aponta Ipec

Na disputa pelo governo estadual, Cláudio Castro (17%) e Marcelo Freixo (16%) estão tecnicamente empatados. Romário lidera a corrida pelo Senado

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
No reduto político de Bolsonaro, Lula tem 15 pontos à frente do atual presidente

São Paulo – Pesquisa Ipec publicada ontem (23) indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com ampla margem a corrida pelo Palácio do Planalto entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro. O pré-candidato pelo PT tem 46% das intenções de voto na pesquisa estimulada, ante 31% de Jair Bolsonaro (PL). Assim, no reduto de Bolsonaro, Lula abre 15 pontos de vantagem sobre o atual presidente.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 4%. Logo atrás, empatado na margem de erro – que é de três pontos percentuais – aparece João Doria (PSDB), que ontem abandonou a disputa oficialmente. Na sequência, com 1% cada, estão André Janones (Avante), Luiz Felipe d’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU). Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Além disso, os votos brancos e nulos somam 7%. Os que não sabem ou não responderam, 5%.

Na pesquisa espontânea, que não mostra a lista de candidatos, Lula tem 10 pontos à frente de Bolsonaro. Assim, 37% dos eleitores fluminenses afirmaram que votariam no ex-presidente, ante 27% que optariam pelo atual ocupante do Planalto. Ciro e Doria aparecem com 2% e 1%, respectivamente. Os demais candidatos marcaram menos de 1%. Nesse cenário, os brancos e nulos somam 10%. Outros 22% não souberam ou não responderam.

Governo estadual

O Ipec também ouviu a opinião dos eleitores do Rio sobre a disputa ao governo do estado. Num dos cenários, o atual governador Claudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados. Castro tem 17%, enquanto Freixo ficou com 16%.

Em terceiro lugar, com 8%, aparece Rodrigo Neves (PDT), tecnicamente empatado com Eduardo Serra (PCB), que ficou 6%, e Cyro Garcia (PSTU), que ficou com 5%. Encerram a lista Felipe Santa Cruz (PSD, 2%), e Paulo Ganime (Novo, 1%). Brancos e nulos somam 30%, enquanto 13% não souberam ou não responderam.

Noutro cenário, mais amplo, Castro e Freixo aparecem empatados na liderança com o ex-prefeito Marcelo Crivella. O atual governador ficou com 16%, mesmo índice de Crivella. Freixo aparece na sequência, com 15%. Neves ficou com 6%; Serra, 3%; Santa Cruz, 2% e Ganime, 1%. Outros 25% devem votar nulo ou em branco, e 12% não souberam ou não responderam.

Crivella, que ainda não definiu se será candidato, aparece como o mais rejeitado: 32% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Freixo ficou em segundo lugar, rejeitado por 27%. Já Castro, atual governador, tem 27% de rejeição.

Senado

Na disputa ao Senado, o atual senador Romário (PL) lidera, com 29%. Cabo Daciolo (PDT) aparece em segundo lugar, com 10%. Os deputados Alessandro Molon (PSB) e Daniel Silveira (PTB) vêm juntos em terceiro, com 8%. Silveira, contudo, deve permanecer inelegível, apesar do indulto de Bolsonaro, após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). André Ceciliano (PT) e Luciana Boiteux (Psol) fecham a lista, com 4% e 2%, respectivamente. Outros 24% devem votar em branco ou nulo, e 11% não souberam ou não responderam.

Para os levantamentos, o Ipec entrevistou presencialmente 1.008 eleitores do Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 22. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. As pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04025/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-07114/2022.