Segundo turno

Pesquisa Ipespe mostra Lula com 54% dos votos válidos e Bolsonaro com 46%

Realizada entre sábado e ontem, pesquisa é mais uma que confirma a liderança de Lula para o segundo turno

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula no Recife: campanha na rua e corpo a corpo com o eleitor para a disputa de segundo turno

São Paulo – O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detém 54% dos votos válidos para o segundo turno, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem 46%. Esses dados são de pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgada nesta terça-feira (11).

A pesquisa foi contratada pela Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel). Os votos válidos são contados descontando-se os brancos, nulos e indecisos. Em brancos e nulo representam 4% e os indecisos, 2%.

Em termos de votos totais, Lula tem 50% e Bolsonaro concentra 43%. Todos os números são do cenário estimulado, quando é apresentada ao eleitor a lista com os nomes dos candidatos.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. É o primeiro levantamento do instituto após o primeiro turno.

Na versão espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos, Lula tem 47% das intenções de voto, e Bolsonaro, 42%. Nesse caso, os brancos e nulos são 6% e os indecisos, 5%.

Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro teve 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontecerá no dia 30.

A pesquisa foi realizada com 1.100 eleitores, por telefone, entre sábado e ontem (8 a 10), e possui nível de confiança de 95,5%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01120/2022.

Leia também: MPF cobra explicações sobre supostos crimes contra crianças denunciados por Damares


Com informações do portal UOL