Faltam 20 dias

Ipec: Lula mantém 51%. Bolsonaro perde um ponto e vai a 42%

Nos votos válidos, Lula continua com vantagem de 10 pontos: 55% a 45%

Fabio Rodrigues Pozzebom-Agência Brasil/Ricardo Stuckert
Fabio Rodrigues Pozzebom-Agência Brasil/Ricardo Stuckert
Levantamento do Ipec mostrou cenário estável na disputa eleitoral

São Paulo – Nova edição de pesquisa do Ipec, nesta segunda-feira (10), mostrou pouca oscilação entre os candidatos à Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve 51% de intenções de voto, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), foi para 42%. Na última quarta-feira (5), a pesquisa anterior do Ipec apontava 51% para Lula e 43% para Bolsonaro. Nos válidos (excluídos em branco e nulos), continua 55% a 45%.

Além dos votos nos candidatos, em branco e nulos somam 5%. Eram 4% na pesquisa anterior. Os indecisos continuam sendo 2%.

Na modalidade de pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos, Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro, 42%. Este é um cenário bastante próximo do dia das votações, em 30 de outubro.

Confira o resultado:

  • Lula (PT): 49%
  • Jair Bolsonaro (PL): 42%
  • Branco/nulo: 5%
  • Não sabe: 4%

Nesta modalidade, ambos os concorrentes oscilaram na margem de erro. Na semana passada, o ex-presidente marcou 50% das intenções de voto e Bolsonaro, 40%.

Ainda segundo a pesquisa Ipec, 94% dos entrevistados disseram que têm convicção de qual será seu candidato no segundo turno. Apenas 6% responderam que ainda poderiam mudar de voto.

O instituto informa ter entrevistado 2 mil pessoas, entre sábado e hoje (8 a 10), em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. Encomendada pela TV Globo, pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.



Leia também


Últimas notícias