Eleições 2022

PoderData traz Lula com 52% dos votos válidos e Bolsonaro com 48%

Segundo pesquisa apresentada nesta quarta-feira, dados são os mesmos da semana passada, o que mostra estabilidade na disputa do segundo turno

Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Marcos Corrêa (PR) e Ricardo Stuckert
Bolsonaro e Lula: liderança do petista com as mesmas taxas de preferência de pesquisa da semana anterior

São Paulo – Pesquisa do instituto PoderData sobre a corrida presidencial neste segundo turno das eleições divulgada nesta quarta-feira (12) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança, com 52% de intenções de votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, concentra 48% das preferências.

Os votos válidos representam o universo de eleitores excluindo-se os votos brancos e nulos. Considerando o cenário dos votos totais, Lula tem 48%, e Bolsonaro, 44%. Outros 6% pretendem votar em branco ou anular o voto, e 2% estão indecisos.

Todas as taxas apresentadas hoje pela pesquisa PoderData são iguais às da semana passada (3 a 5 de outubro), o que revela um quadro de estabilidade na disputa eleitoral deste segundo turno.

Leia também: Pesquisa Ipespe mostra Lula com 54% dos votos válidos e Bolsonaro com 46%

O PoderData entrevistou 5.000 pessoas nesta rodada. Como o número de entrevistas é maior que nas rodadas anteriores, os resultados são mais precisos, segundo o instituto. A margem de erro do levantamento é de 1,5 ponto percentual, para cima ou para baixo.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 347 municípios nas 27 unidades da Federação de 9 a 11 de outubro de 2022.

A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-09241/2022. A divulgação dos resultados é feita em parceria editorial com a TV Cultura.

Preferências por região

Entre as cinco regiões do país, Lula lidera em duas (Nordeste e Norte) e Bolsonaro em outras duas – Sul e Centro-Oeste.

No Sudeste, região com mais eleitores do país, Bolsonaro tem 51% dos votos válidos contra 49% de Lula – situação de empate técnico.

No Nordeste, o petista segue hegemônico. Tem quase 2 em cada 3 votos válidos (64%), enquanto 36% estão com Bolsonaro.

Já no Sul, O presidente abriu vantagem de 18 pontos. Está com 59% dos votos válidos contra 41% de Lula na região.

Na região Centro-Oeste, Bolsonaro lidera, com 58% de preferência, ante 42% do petista.

E na região Norte, o petista lidera, com 55% da preferência, frente a 45% do candidato conservador.

Confira mais dados da pesquisa


Leia também


Últimas notícias