Largada

Pesquisa Ipec: após 100 dias, 39% aprovam o governo Lula

Avaliação do governo é melhor no Nordeste, entre os mais pobres e católicos. Pesquisa também mostra que 54% aprovam a maneira que Lula governa, mesmo índice dos que afirmam confiar nele

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Por outro lado, 48% dizem que governo Lula fez menos do que o esperado neste início

São Paulo – Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (11) pelo portal g1 aponta que 39% dos brasileiros classificam o governo Lula como bom ou ótimo, após 100 dias da nova gestão. Outros 30% classificam o governo como regular, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 26%. Os que não sabem ou não responderam são 6%.

Em relação ao último levantamento do instituto, em 19 de março, a aprovação oscilou 2 pontos para baixo, enquanto a reprovação, 2 para cima. Ao mesmo tempo, a avaliação negativa também oscilou 2 pontos para cima, dentro da margem de erro. Todas as oscilações, portanto, dentro da margem de erro.

O governo Lula é melhor avaliado entre:

  • Moradores da região Nordeste (55%),
  • Aqueles que têm renda familiar de até 1 salário mínimo (53%),
  • Menos escolarizados (47%) e
  • Católicos (48%).

Por outro lado, a avaliação negativa se concentra entre:

  • Residentes na região Sul (44%),
  • Brasileiros com renda familiar superior a 5 salários-mínimos (37%),
  • Evangélicos (35%) e
  • Aqueles com renda de mais de 2 a 5 salários-mínimos (33%)

Maneira de governar, confiança e expectativa

A pesquisa Ipec também mostra que 54% aprovam a forma como o presidente Lula governa – eram 57% no levantamento anterior. Os que desaprovam somam 37% (antes 35%). Os que não souberam ou não responderam eram 8%, agora, 9%.

Além disso, 54% dizem confiar no presidente Lula, contra 44% que dizem que não confiam. Em ambos os casos, a oscilação foi de um ponto para cima, em relação ao último levantamento.

De acordo com a pesquisa, 48% consideram que o governo fez menos do que se esperava nos primeiros 100 dias. Por outro lado, 31% dizem que o governo entregou o que se esperava, enquanto 13% entendem que a gestão fez mais do que o esperado no início da gestão. Outros 7% não responderam.

Entre os moradores da região Nordeste, 38% avaliam que o Lula fez o que esperavam e 20% que ele fez mais do que esperavam. Entre os de menor nível de instrução e os de menor renda, 19% também consideram que o presidente fez mais do que esperavam neste início de governo. Por outro lado, para 63% dos brasileiros que vivem na região Sul e para 61% dos evangélicos o presidente fez menos do que esperavam.

O Ipec ouviu 2 mil eleitores em 128 municípios entre os dias 1 e 5 de abril de 2023. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.