Reforma agrária deve garantir acesso à terra e desenvolvimento para quem produz, afirma Dilma

Presidenta deu posse a Pepe Vargas no Ministério do Desenvolvimento Agrário; novo ministro quer fim da extrema pobreza no meio rural

Dilma Rousseff discursa durante cerimônia de posse do novo titular do MDA, Pepe Vargas (Foto: Roberto Stuckert Fº/PR)

São Paulo – Ao assumir o cargo hoje (14), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS), mencionou a pretensão de dar continuidade do trabalho adotado pelos três últimos titulares e disse que sonha com “uma grande classe média rural”. Garantiu que vai se dedicar a fortalecer a reforma agrária e superar a pobreza extrema do meio rural. Afonso Flórence (PT-BA) deixa a pasta e volta a exercer sua função de deputado federal.

Na cerimônia de posse, a predidenta Dilma Rousseff citou os avanços sociais observados por meio do programa Agricultura Familiar. Falou da importância da ampliação da iniciativa, responsável por 70% do abastecimento alimentar dos brasileiros.

“Se nosso objetivo é construir uma nação desenvolvida, é fundamental olhar para a agricultura familiar como um dos elementos estratégicos para que o Brasil seja essa nação desenvolvida e sustentável, com um tecido social, de fato, de classe média”, disse Dilma.

Pepe Vargas pregou a expansão da Agricultura Familiar e a qualificação tecnológica para os pequenos produtores incluídos no programa. “A maioria dos governos nunca acreditou na possibilidade de desenvolvimento de produtores rurais dotados de pequenas áreas de terras”, disse. Para ele, a ausência de programas específicos para essa população era um dos principais fatores de desigualdade social no país.

Dilma também falou sobre a necessidade de uma reforma agrária bem estruturada. “Essa nova lógica da agricultura não olha a reforma agrária como distribuição de terra, e sim a forma pela qual se garanta o acesso à terra e ao desenvolvimento para as pessoas que vivem nessas terras”, afirmou.  Para a presidenta, não basta reduzir a pobreza se não houver um caminho produtivo.

Rede Brasil Rural

Vargas e Flórence destacaram a importância do Rede Brasil Rural, ferramenta oferecida pelo ministério por meio da internet para apoiar a comercialização da agricultura familiar. O novo ministro afirmou que a gestão de Flórence ficará reconhecida pelo desenvolvimento do setor agrário, observado no programa Brasil Sem Miséria e pela criação da Rede Brasil Rural.

Dilma também falou sobre a importância da iniciativa. “Nós estamos construindo o chamado cooperativismo dos tempos modernos. A Rede garante o acesso do produtor rural a equipamentos e mercados. É possível neste país termos um modelo claramente diferenciado para a agricultura familiar, para garantir que seja um momento de expansão econômica e social.”

A presidenta informou que em breve o governo federal vai lançar o programa Pronacampo, voltado para a educação de populações rurais. A ideia é formar e incentivar pessoas a trabalhar no campo com uso de tecnologia.